Hermione é Negra: Isto Pode ser Uma Pergunta ou uma Afirmação, Dependendo de quem Lê
A pergunta que não quer calar é: por que Hermione não é descrita como uma menina negra desde o início?
Desculpem-me fãs, entre os quais me incluo, mas é com a mais genuína dificuldade e tristeza que faço a seguinte constatação: J.K. Rowling é tão racista quanto qualquer pessoa branca.
Primeiro, precisamos entender minimamente o que é racismo. Ele é bastante amplo e é muito difícil as pessoas se reconhecerem como racistas, porém não impossível, sobretudo quando estão protegidas atrás de seus computadores ofendendo gratuitamente pessoas negras ou de outras etnias.
Racismo é uma estrutura. Estruturas formam os modos de pensar e viver em sociedade. Então, sendo bem didática, quando você é branco e é criado em um meio que valoriza e estimula o olhar para o ser branco, através de novelas, filmes, mais filmes, desenhos, propagandas, programas jornalísticos, de culinária, de humor, etc, você é subjetivamente formado como racista.
O universo literário não poderia ser diferente. A maioria dos escritores que chegam a um patamar de sucesso são a maioria homens, uma minoria mulheres, mas brancos. Se você é uma pessoa branca, que não tem ou não teve convivência com pessoas negras (a não ser quando essas pessoas estavam trabalhando em sua casa, ou em seu condomínio, ou em sua faculdade), você não tem muito como escapar de ser racista, pois suas vivências o direcionam para essa “valorização” do mundo enquanto branco. As escolhas afetivas estarão orientadas para a branquitude. Porque quando você é estimulado desse modo desde cedo, seus interesses irão filtrar suas escolhas, sua forma de enxergar o mundo. E em um mundo que o tempo todo diz que ser negro é ruim, que a cor preta é sinônimo de maldade, que tudo o que é escuro lembra trevas e perversidade (o lado negro da força de Star Wars é visto como maléfico e no próprio mundo de Harry Potter o bruxo Voldemort é referido também como Dark Lord) esse direcionamento se torna mais efetivo.
Dei uma olhada entre meus amigos de Facebook que curtiam Chimamanda Ngozi Adichie e Mia Couto. Ambos são escritores africanos – a primeira é Nigeriana, o segundo, Moçambicano. Chimamanda é uma mulher negra e Mia é um homem branco. A maioria dos meus amigos brancos sequer leu uma linha de Chimamanda, mas se contentam muito com Mia. As leitoras de Chimamanda são a maioria gritante mulheres negras. Isso é só uma palhinha para a gente entender como o racismo é estrutural, uma vez que as pessoas direcionam seus olhares e seus interesses para a raça branca sem se questionar, porque isso acontece tão automaticamente.
Mas o que isso tem a ver com a Hermione?
Primeiramente, quero dizer que simplesmente amo a ideia da Hermione negra. Acho que ela faz muito mais sentido sendo negra. Mas vejamos o que a autora da série Harry Potter tem a nos dizer:
“A criadora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, defendeu desde o início a escalação de Noma Dumezweni, reiterando que, nos livros, a cor de pele da heroína nunca foi descrita — somente seus olhos castanhos, cabelos crespos e inteligência. Agora, a autora revelou sua frustração pela reação de “um monte de racistas” em relação à Hermione:
‘Com minha experiência em mídias sociais, eu imaginei que idiotas seriam idiotas. Mas o que você pode dizer? Esse é o jeito que o mundo é. Noma foi escolhida porque ela foi a melhor atriz para o trabalho”, disse em entrevista ao the Observer. Para quem não sabe, Dumezweni é ganhadora do Oscar Award, um dos maiores prêmios do teatro britânico.”
“Rowling ainda completou:
“Um monte de racistas me disseram que como Hermione ‘virou branca’ – isso quer dizer, perdeu a cor do seu rosto depois de um choque – ela tem que ser uma mulher branca, [afirmação] com a qual tenho muita dificuldade. Mas eu decidi não ficar muito agitada em relação a isso e afirmar com bastante firmeza que Hermione pode ser uma mulher negra com minha benção absoluta e entusiasmo.”“
Imagem de: Ovelha
Para muitos fãs de Harry Potter, particularmente os que são negros, é com o mesmo entusiasmo que Rowling diz sentir que imaginamos Hermione como negra, pois muitas de suas características nos levam a pensar desse modo – quando Hermione faz uma poção polissuco para melhorar a aparência do cabelo; quando milita pelos elfos domésticos; por sua insistência em ser a melhor em tudo, pois falhar significa fracasso. Essas características são muito comuns em pessoas negras, pois tem de lutar desde criança contra milhares de estereótipos e menosprezos.
Mas a pergunta que não quer calar é: por que Hermione não é descrita, para além de seu cabelo indomável, dentões e sardas, como tantas outras personagens são? Por que Hermione pode (ou não) ser negra? Qual o motivo de ela não ser descrita como uma menina negra desde o início?
Vejamos o que Rowling tem a dizer sobre Dino (Dean) Thomas:
“Qualquer um que tenha lido ambas as versões Americana e Britânica de Harry Potter e a Pedra Filosofal irá notar que a aparência de Dino Thomas não é mencionada no livro Britânico, enquanto que na versão Americana há uma linha descrevendo-o (no capítulo ‘O Chapéu Seletor’).
Rowling declarou que:
“Foi um corte editorial na versão Britânica; meu editor achou que aquele capítulo estava longo demais, e cortou tudo que achava excessivo. Quando surgiu a questão de distribuir os papéis na versão cinematográfica de A Pedra Filosofal, no entanto, eu disse ao diretor, Chris, que Dino era um Londrino negro. De fato, eu acho que Chris ficou um tanto quanto confuso com a quantidade de informação que eu tinha desse personagem periférico. Eu tinha muita informação sobre Dino, ainda que eu não tenha encontrado o lugar certo para usá-la. A história dele foi incluída em um antigo esboço para A Câmara Secreta, mas então cortada por mim porque parecia uma digressão desnecessária. Agora eu não acho que sua história irá entrar em algum livro.”
Tendo em vista esses dois recortes – e o nosso interesse está voltado para a Hermione, mas não poderíamos ignorar essa repetição com Dino – não vemos sua descrição como uma possibilidade negra dentro do universo Harry Potter em nenhum lugar da estória.
Propositalmente ou não, quando um livro é produzido, o autor o escreve a partir de suas próprias experiências de vida, o que pode resultar em negação de protagonistas não-brancos. Podemos chamar de licença literária, na qual o autor pode se expressar de forma livre sem se prender a rótulos ou a regras. Ou como Rowling faz, nomear como digressão. Mas podemos pensar em termos de responsabilidade social e, tomando como pressuposto o racismo, que invisibiliza e nega a negritude, autores a autoras brancos se desresponsabilizam de se pensarem como reprodutoras de um sistema opressor.
Por que não construir personagens negros tipificados e protagonistas, para que sejam trazidos afirmativamente à imaginação? Se consigo imaginar uma oriental Cho Chang é tão simplesmente pelo nome da personagem. O mesmo ocorre com as irmãs Parvati e Padma como indianas, pois seus nomes fazem reverência direta à cultura indiana. Mas meu imaginário vai estar construído para visualizar Hermione como branca por essa recusa (inconsciente ou não) em sua caracterização, e em último caso como negra a partir do momento em que uma atriz seja qualificada para interpretar, com o devido aval da escritora, apesar de um mundo inteiro reagindo contra. Isto é, Hermione pode ser negra, ainda que não seja na concepção de Rowling. Assim como Harry Potter pode ser negro, como Rony também, Dean Thomas. Então, trata-se de uma questão de negação da raça negra enquanto possível, a nível de representação direta:
“…o termo ‘representação’ se refere ao modo de apreensão de um objeto ou fenômeno por parte de um sujeito (ou meio de representação, como o caso de um livro, de uma pintura, etc.), o que significa que para que haja um ato de representação é preciso que haja alguém (ou algo) que representa alguma coisa (não necessariamente algo distinto de si mesmo; no caso do sujeito, é possível falar deste como representando a si mesmo).” (Magdalena Arnao, 2008, p.189)
Aliás, uma curiosidade: o nome Hermione remete a uma personagem da mitologia grega, ela é filha de Helena e Menelau.😉
É comum as pessoas usarem o argumento de não verem cor para mostrarem o quanto repudiam o racismo e repetirem sem pensar que somos todos iguais. Isso é no mínimo uma ofensa aos daltônicos! Ser diferente um do outro não é algo ruim, nem bom. É natural. E não ver cor significa ignorar a diversidade, as tonalidades de pele e a história que carregam.
Não há como negar a importância das estórias fantásticas de Rowling, mas #ficaadica para as escritoras e escritores futuros de que não pega mal se deter na pigmentação das personagens de vez em quando, nem falar que são negras/negros de modo direto, principalmente tendo como ponto de partida uma luta pela diversidade, pela afirmação das diferenças e da complexidade. A diferença e a diversidade nos torna interessantes – imagina que louco se a arte imitar a vida!
Dica de leitura:
O que a nova história de J.K. Rowling revela sobre a apropriação cultural.
*Texto publicado originalmente em As Tais Cartografias.
Leia também Animais Fantásticos e Onde Habitam – Erros, Acertos e Expectativas para o Futuro.
Thaís
December 15, 2016 @ 5:54 pm
Apesar de eu amar HP, sempre achei um tanto desonesto a Rowling só declarar que Hermione é negra depois que todos os livros foram publicados e os filmes produzidos. Aliás, vou além e digo que essa mesma desonestidade é a que a levou a declarar que Dumbledore é gay também só depois de terminar os livros. Não acho que foi maldade, mas talvez um pouco de covardia mesmo, medo de ser rejeitada ou censurada.
Não me levem a mal, amo a Rowling, acho ela uma mulher incrível e escritora fantástica, mas que não é legal fazer isso, não é. Gostar de algo não nos impede de pensar criticamente sobre isso 😉
Cris
December 15, 2016 @ 6:52 pm
O que eu acho chato é que tem um monte de personagem loiro em HP. E a JK fez questão de descreve-los muito bem, mas não faz questão de descrever os negros. Esse deixa obvio a incapacidade dos autores brancos de inserir não-brancos em suas histórias, sem falar do padrão de beleza.. Em HP mesmo, todas as pessoas descritas como bonitos são loiros ou ruivos (com olhos claros).
Por mais que ame Harry Potter, fiquei incomodada lendo os livros, a maioria dos personagens, se não são loiros, tinham olhos claros, mas nunca tem o extremo oposto (nem a Cho e as gêmeas Patil são descritas com muitos detalhes).. Pulei todas as parte sobre a Narcisa Malfoy, o tempo todo fala sobre o quanto a pele dela é pálida blablabla, repete umas 5 vezes toda vez que ela aparece, encheu muito o saco.
Acho que é por isso que é tão importante que os autores negros tenham oportunidades, pois apenas os negros que sabem representar negros como pessoas normais. (sem ser meros figurantes)
Nice Lopes
July 1, 2017 @ 3:38 am
Na verdade, a história se passa na Inglaterra do século 20. Tinha uma baixa população de indianos e muitos menos negros ou asiáticos. É comum que a população inglesa seja loira, ruiva é muito branca.
E por isso que os autores negros precisam de mais apoio, pois teremos mais personagens negros.
tudo depende da convivência. Como brasileira, conheço mais morenos(inclusive eu sou) do que negros ou brancos. Se eu escrevesse um livros teriam mais morenos do que o resto.
Fernanda
January 1, 2017 @ 7:43 am
Eu lembro como fiquei super decepcionada ao descobrir no primeiro filme que a Hermione seria interpretada por uma garota branca, pois sempre imaginei ela negra. Com meus 11 anos na época, fiquei pensando “eu interpretei errado? perdi alguma descrição ao longo do livro?” Cheguei até a questionar se eu não estava sendo racista ao imagina-la negra. Eu acabei gostando da Emma Watson no papel, mas demorei um tempo pra me acostumar. E o pior é que nos livros seguintes eu tentava visualiza-la como antes, mas toda a estética do filme se impôs na minha mente e fui esquecendo de como a imaginei inicialmente.
mandie
January 25, 2017 @ 1:24 pm
Eu estou lendo a saga agora e em várias partes dá a entender que a Hermione é branca, mas não tão branca como os outros, por exemplo, ela volta de uma viagem com a pele bem bronzeada. Eu concordo que a sociedade euro centrada é, em si, racista, mas eu acho um pouco errado apontar para determinado escritor, diretor, roteirista e falar que ele é racista por não inserir personagens negros nas tramas, uma pessoa branca que vive na Europa, tem em seus círculos de amizade e referência, em sua maioria, pessoas brancas e, inevitavelmente, dentro do processo de composição de um personagem, a gente acaba criando uma identificação, é difícil forçar uma imagem que não se fixa na sua mente, na composição de um personagem, tem todo um contexto, à não ser que seja um personagem raso, sem profundidade na história, no psicológico, que pode ser qualquer coisa, a etnia influencia muito. É realmente uma pena que não se insira e se aprofunde dentro de personagens negros, especialmente mulheres negras, que poderiam ser desenvolvidas com riqueza, intensidade e complexidade. Seria maravilhoso se a Hermione fosse descrita como negra, e a autora tivesse adicionado algumas questões sobre preconceito em cima dessa informação, como, por exemplo, quando ela começasse a sofrer retaliações por ser “sangue ruim”, ela daria sinais de que já passava por algo semelhante.
Talvez, mais do que apontar a ausência de negros dentro de ambientes dominados por brancos, seria importante incentivar obras de artistas não brancos, até mesmo porque, mesmo quando fazem filmes apenas com negros, é um desserviço, o que vende mais e o que mais se produz é uma caricatura mal feita.
Por fim, acho ainda mais interessante a perspectiva de se transformar personagens brancos em negros do que forçar uma idéia que não existe de que o personagem sempre foi negro, afinal, estão sempre fazendo o oposto, não é mesmo? Taca supergirl negra, bela adormecida negra, invade o espaço branco mesmo, Peter pan negro, seria maravilhoso.
Nice Lopes
July 1, 2017 @ 3:32 am
Concordo com você em quase tudo. Apenas discordo que os contos de fadas sejam “desbranquinizados”. Bela adormecida é um conto do norte europeu que se não me engano é do século 17. Não haviam muitos negros na Europa naquela época. Se continuarmos achando que a resposta para o fim do preconceito é transformar as coisas x em y, então não veio ter fim mesmo.
Devemos começar a valorizar os negros, a cultura africana e deixá-los no mesmo patamar dos brancos. Transformar coisas brancas em negras é como se eles fossem bons o suficiente pra ser como nós, mas nós não podemos ser como eles. Todos brancos, nenhum negro.
“Eles são como nós, mas nós não somos como eles.”.
Nice Lopes
July 1, 2017 @ 3:21 am
O racismo não está só na Rowling. Por exemplo, nos livros o nomes dela está como j.k.rowling porque se colocassem Joanne, iam saber que era mulher e não comprariam os livros. Acho que a j.k. ocultou tanto a Hermione ser negra quanto o Dumbledore ser gay por motivos parecidos. Se ela fizesse isso, teria menos leitores, logo, menos vendas e ela tava no limbo na época. O racismo oprime aqueles que querem sair dele.
Se bem que não faria sentido se ela simplesmente escrevesse que o Dumbledore é gay, tipo, ela precisaria fazer toda uma história pra colocar isso e tals.
Sempre imaginei a Hermione como a Emma porque vi os filmes primeiros, mas se não tivesse visto imaginária ela como morena. Eles a descrevem muito como morena, e mesmo isso sendo pro cabelo, eu pensava que também valia pra pele.
Pra mim, faz bem mais sentido que as Hermione seja negra. Sempre tive a impressão de que Hp refletia aspectos reais. Voldemort como Hitler, preconceito contra trouxas como racismo, entende?
No final das contas TODOS SOMOS racistas. Algumas vezes achar que algo é racismo que é racismo. Muita gente acha que chamar negros de negrinho(a) é racismo. Mas o que tem de errado no diminutivo?
Comparação, como, “negro igual carvão”. O que tem de errado com o carvão? O que tem de errado em ser negro? Se “branco igual neve” não é racismo, então o exemplo acima também não é. Por que ser muito branco é bom/normal e ser muito negro é ofensa?
Racismo, seja contra negros, asiáticos, ou o diabo a quatro é tão complexo que nem com todo o meu papel de trouxa eu teria páginas suficientes para fazer uma introdução.
Juliana
October 18, 2017 @ 5:00 pm
é algo que eu observei em muitos livros, muitos livros mesmo, muitos autores possuem “dificuldades” em descrever seus personagens como negros. Sempre que um personagem é branco, ele é branco e pronto. Se seus olhos são azuis, ou castanhos ou seja lá como for, eles os descrevem e pronto. Mas perdi a conta de quantas vezes um personagem é descrito com a cor de oliva (oi?) cor acobreada, achocolatada (serio?), e pele escura. Pele escura, gente pelo amor… Negro, tal pessoa é negra. Não existe nenhum crime em usar tal palavra.