28 Séries com Protagonismo Feminino que Você Precisa Conhecer (Parte 2)

A exclusão e a estereotipização ainda é a regra para personagens femininas no entretenimento, mas a televisão vem desafiando cada vez mais esse padrão.

protagonismo feminino

Já faz quase um ano que soltamos a primeira parte dessa lista, o que significa que está mais do que na hora de incrementarmos nossas indicações. Até porque 2017 nos trouxe muitas novidades incríveis em termos de protagonismo feminino na televisão. Vamos a elas!

OBS: Vale notar que só porque uma série traz uma mulher como protagonista, isso não significa que ela não seja ou tenha elementos machistas, por isso não esqueça de ligar o raio problematizador antes de assistir, ok?

Big Little Lies

Gênero: Drama, Comédia

Sinopse: Big Little Lies abre com um assassinato, mas nem o assassino, nem a vítima são revelados. Os potenciais suspeitos/vítima do crime: cinco mulheres com variados laços de amizades e inimizades entre si. Paralelo aos achismos, parcialidades, julgamentos e preconceitos dos moradores de Monterey, acompanhamos ao longo de sete episódios o desenrolar da história como ela realmente ocorreu, conforme nos são apresentadas as vidas e as relações dessas cinco mulheres nos meses que antecederam o crime.

The Handmaid’s Tale

Gênero: Drama

Sinopse: Depois que um atentado terrorista ceifa a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma facção catolica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma aia, ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planejados pelo sistema.

Greenleaf

Gênero: Drama

Sinopse: O patriarca e a matriarca da família Greenleaf, James e Lady Mae, comandam uma das maiores igrejas da cidade de Memphis e exercem uma enorme influência sobre os membros de sua congregação. Sua vida é virada do avesso quando o mistério da morte de sua filha Faith faz com que Grace retorne para o seio familiar depois de 20 anos afastada, com o intuito de investigar o destino da irmã.

Harlots

Gênero: Drama

Sinopse: Na Londres do século XVIII, Margaret Wells é uma mulher que precisa conciliar os papéis de dona de bordel e mãe solteira. Porém uma casa rival começa a atacar diretamente seu negócio, liderada por Lydia Quigley, uma mulher imperiosa e sem escrúpulos. Agora Margaret precisa lutar para manter-se no mercado, contando com a ajuda de sua filha mais velha Charlotte, a cortesã mais cobiçada da cidade, que começa a aprender a usar sua posição na sociedade a seu favor.

Feud

Gênero: Drama histórico

Sinopse: A série foca nas lendárias atrizes Joan Crawford e Bette Davis, dois nomes muito conhecidos, não somente por suas carreiras nas telonas, mas também pela lendária rivalidade entre elas. Desavenças à parte, as duas resolveram se unir em 1962 para estrelar em um filme, que mais tarde seria aclamado pelas críticas.

Z: The Beginning of Everything

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Biografia de Zelda Sayre Fitzgerald, a brilhante, bela e talentosa romancista cuja presença encantadora e marcante a tornou um ícone na Era do Jazz, nos Estados Unidos, durante a década de 1920. A série também acompanha desde o início o seu conturbado relacionamento com o escritor F. Scott Fitzgerald.

Insecure

Gênero: Comédia

Sinopse: Issa e Molly podem ser fortes, mas precisam enfrentar muitos desafios pela frente. Por meio da amizade entre as duas jovens, elas compartilham entre si o seu cotidiano, repleto de problemas e experiências desconfortáveis relacionadas à sua cor de pele.

Penny Dreadful

Gênero: Terror, Fantasia

Sinopse: Em Penny Dreadful, alguns dos personagens mais famosos e assustadores da literatura mundial, como o Dr. Frankestein e sua criação, o eternamente jovem Dorian Gray e icônicas figuras do romance Dracula, estão todos vivendo nos cantos obscuros de Londres Vitoriana. Um thriller psicológico que mescla histórias de terror clássicas e histórias originais em um drama inteiramente novo.

Juana Ines

Gênero: Drama biográfico

Sinopse: Juana Inés de la Cruz, uma poderosa freira feminista, se envolve em um caso de amor proibido com uma mulher e encara a opressão no México do século XVII. A série conta a história da freira Juana de La Cruz, filósofa e escritora tida como uma referência do início da Literatura mexicana na língua espanhola no século XVII.

As Telefonistas

Gênero: Drama histórico

Sinopse: Na Madrid dos anos 1920, quatro amigas vivem a revolução dos costumes ao entrar na força de trabalho e lidar com namoros e amizades longe de casa.

Rebellion

Gênero: Drama histórico

Sinopse: Em Dublin, três mulheres e suas famílias decidem de que lado estão durante a violenta Revolta da Páscoa, contra a dominação britânica.

Anne with an E

Gênero: Drama

Sinopse: Depois de treze anos sofrendo no sistema de assistência social, a orfã Anne é mandada para morar com uma mulher e um homem solteiros que são irmãos. Munida de sua imaginação e de seu intelecto, a pequena Anne vai transformar a vida de sua família adotiva e da cidade que lhe abrigou, lutando pela sua aceitação e pelo seu lugar no mundo.

Crazy Ex-Girlfriend

Gênero: Comédia musical

Sinopse: Rebecca Bunch é uma jovem que trabalha em um importante escritório de advocacia em Nova Iorque. Após um encontro com Josh, sua antiga paixão desde os tempos da adolescência, ela decide deixar o emprego, vender o apartamento em Manhattan e se mudar para West Covina, Califórnia, onde Josh mora. O novo objetivo de Rebecca na vida é encontrar o verdadeiro amor.

OBS: O título e a sinopse enganam. 😉

Call the Midwife

Gênero: Drama histórico

Sinopse: Inspirada nas memórias da enfermeira Jennifer Worth, a série ambientada na Londres da década de 1950 conta histórias das freiras e das parteiras em um bairro popular de Londres.

Rita

Gênero: Comédia dramática

Sinopse: Independente, sincera e adorada pelos alunos, o único problema é que a professora Rita não se dá tão bem com os adultos nesta comédia dramática dinamarquesa.

Chewing Gum

Gênero: Comédia

Sinopse: Série de comédia que segue Tracey Gordon, uma garota de 24 anos virgem, religiosa e obcecada pela Beyoncé, que está rapidamente descobrindo que quanto mais ela aprende sobre o mundo menos ela o entende.

Crazyhead

Gênero: Comédia, Terror

Sinopse: Algumas pessoas simplesmente não nasceram para ter uma vida comum. Este é o caso de Amy, uma jovem de vinte e poucas anos, que nunca se imaginou enfrentando uma legião de demônios. Felizmente, ela não está sozinha. Junto com sua amiga Raquel, a dupla encara esta arrepiante missão, sem abrir mão dos problemas típicos de suas idades.

The Crown

Gênero: Drama

Sinopse: Filha do rei George VI, Elizabeth II sempre soube que não teria uma vida comum. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiro-ministros ingleses. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades.

Supergirl

Gênero: Ação, Drama

Sinopse: Kara Zor-El nasceu no planeta Krypton, e escapou da destruição há anos. Desde então, ela chegou à Terra, e vem escondendo os poderes que ela e seus primos têm. Mas agora, aos 24 anos, ela ela decidiu assumir suas habilidades e ser a heroína que nasceu para ser.

Veep

Gênero: Comédia

Sinopse: A senadora Selina Meyer integra a chapa que conquista a eleição presidencial norte-americana e assume o posto de vice-presidente dos Estados Unidos. Ela então descobre que este trabalho está longe de ser o que ela tinha imaginado durante toda a vida e terá que lidar com a imprensa e com os constantes jogos do poder.

Gipsy

Gênero: Drama

Sinopse: Neste suspense psicológico, a terapeuta Jean Holloway embarca em relações íntimas e perigosas com as pessoas envolvidas na vida de seus pacientes.

Glow

Gênero: Drama

Sinopse: Na Los Angeles dos anos 1980, Ruth Wilder é uma atriz sem trabalho sai em busca de uma última tentativa de viver o seu sonho, quando descobre uma série semanal de luta livre. É então que conhece um grupo de desajustadas que encontra na luta livre uma chance para recomeçar.

Wynona Earp

Gênero: Fantasia, suspense

Sinopse: A tetraneta de Wyatt Earp, uma especialista em armamentos e portadora de poderes especiais, vive para levar a justiça ao mundo paranormal com a ajuda de amigos esquisitos.

Law and Order: Special Victims Unit

Gênero: Drama policial

Sinopse: A vida e os desafios da Equipe Especial de Elite do Departamento de Polícia de Nova York. A “Special Victims Unit” (Unidade de Vítimas Especiais) investiga os crimes de caráter sexual, seguindo os passos dos detetives Olivia Benson e Elliot Stabler. Com sabedoria, eles precisam ao mesmo tempo balancear os efeitos das investigações em suas vidas pessoais.

The Bletchley Circle

Gênero: Suspense, Investigação

Sinopse: Na Londres da década de 1950, a ex-decifradora de códigos Susan Gray descobre um padrão em um assassinato em série, e convoca as amigas de Bletchley para tentar encontrar o assassino.

Outlander

Gênero: Fantasia, Ficção científica

Sinopse: A inglesa Claire Randall, enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial, viaja com seu marido Frank à Escócia para uma reaproximação após anos separados pela guerra. Entretanto, Claire acaba voltando 200 anos no tempo e descobre-se sozinha no ano de 1743, durante os levantes jacobitas. Nesse ambiente, ela conhece o jovem guerreiro escocês Jamie Fraser e Jonathan Randall, antepassado de Frank e capitão inglês.

One Day at a Time

protagonismo feminino

Gênero: Comédia

Sinopse: A série centra-se em uma família cubana-americana liderada pela mãe, Penélope, uma militar separada que cria um filho que é descrito como um adolescente socialmente inepto e uma filha feminista. A mãe de Penélope, Lydia, a ajuda a cuidar das crianças e das tarefas da casa.

Homeland

protagonismo feminino

Gênero: Drama, Suspense

Sinopse: Oito anos após o desaparecimento de dois soldados norte-americanos no Iraque, um deles retorna após ser resgatado pelo exército americano. Repatriado, ele é recebido como herói pela família, amigos e pelo governo. Contra todos que o exaltam, a agente da CIA Carrie Mathison, que passou vários anos no Afeganistão, acredita que o herói é, na verdade, um espião do inimigo preparando o próximo ataque terrorista em solo dos EUA.


Leia também 20 Séries com Protagonismo Feminino que Você Precisa Conhecer (Parte 1).