20 Séries com Protagonismo Feminino para Assistir na Netflix

A exclusão e a estereotipização ainda é a regra para personagens femininas no cinema e na televisão, mas algumas séries desafiam esse padrão.

séries

Quem acompanha os textos do Nó de Oito já está careca de saber: Hollywood é machista pra caramba. E esse machismo se manifesta de várias formas – seja na estereotipização de personagens femininos e masculinos; seja na ausência de mulheres tanto na frente como por trás das câmeras. Agora, embora isso seja verdade tanto nos filmes como nas séries de TV, a realidade para mulheres na televisão é melhor do que no cinema, e está mudando mais rápido também.

De acordo com o Centro de Estudos Femininos em Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, em 2014-15 personagens femininas foram 42% de todos os personagens com falas na televisão aberta americana, e 40% na televisão a cabo e Netflix. Enquanto isso, no cinema, apenas 28% dos personagens com fala foram mulheres nos cem maiores filmes de 2014, e apenas 21% mulheres foram protagonistas.

Por outro lado, no entanto, a televisão continua criando personagens femininas mais novas que seus colegas homens, e continua ignorando personagens não-brancos – 77% das personagens femininas foram brancas. Além disso, por trás das câmeras a participação feminina também é limitada. De acordo com o Directors Guild of America, mulheres dirigiram apenas 16% de todos os episódios produzidos em 2014-15, e apenas 3% foram dirigidos por mulheres de alguma minoria. Ademais, apenas 25% de todos os criadores, diretores, roteiristas, produtores, executivos, editores e diretores de fotografia foram mulheres – incluindo TV aberta, a cabo e Netflix. E isso faz diferença: entre os programas sem nenhuma mulher como produtora executiva, apenas 6% dos roteiristas foram mulheres. Já entre aqueles com pelo menos uma mulher como produtora executiva, esse número salta para 32%.

É difícil, é complicado, mas é cobrando e falando sobre isso que as coisas mudam. A Netflix é uma que vem produzindo séries que cada vez mais desafiam esse padrão – e esse tipo de posicionamento precisa ser reconhecido. Por isso separei algumas séries disponíveis por lá (produzidas ou não pela Netflix) que trazem mulheres como protagonistas para variar. Vale notar que só porque uma série traz uma mulher como protagonista, isso não significa que ela não seja ou tenha elementos machistas, por isso não esqueça de ligar o raio problematizador antes de assistir, ok? Vamos a elas:  

Grace and Frankie

séries

Gênero: Comédia Dramática

Sinopse: Aos setenta anos de idade, Grace e Frankie são obrigadas a lidar com uma situação inesperada: seus respectivos maridos anunciam que estão apaixonados um pelo outro e que planejam se casar. A partir disso, as duas terão que contar uma com a outra.

Texto complementar: Grace e Frankie contra o preconceito de idade (Lugar de Mulher).

Jane The Virgin

séries

Gênero: Comédia

Sinopse: Adaptada da novela venezuelana de sucesso de mesmo nome, a aclamada série Jane the Virgin conta a história de uma jovem mulher devota que descobre que foi inseminada artificialmente por acidente.

Jessica Jones

séries

Gênero: Ação/Drama/Policial

Sinopse: Desde que sua curta jornada como super-heroína terminou em tragédia, Jessica Jones tem reconstruído sua vida pessoal e carreira como uma detetive particular em Hell’s Kitchen. Atormentada por estresse pós-traumático, Jessica é obrigada a enfrentar os seus demônios quando um antigo vilão retorna à sua vida.

Texto complementar: Esqueça os super-heróis: a Marvel fez uma série sobre abuso (Bitch Pop Blog).

Orphan Black

séries

Gênero: Mistério/Ficção Científica

Sinopse: Após presenciar o suicídio de uma desconhecida muito parecida consigo, a protagonista Sarah decide assumir a identidade da morta. No entanto, conforme Sarah vai se adaptando à vida sob um novo nome, vai descobrindo uma complicada conspiração. Agora, ela precisa se proteger enquanto tenta descobrir mais pistas sobre uma trama que coloca sua vida em risco.

Unbreakable Kimmy Schmidt

séries

Gênero: Comédia

Sinopse: Kimmy faz parte de um grupo de quatro mulheres que ficaram presas durante 15 anos em um bunker, enganadas por um fanático religioso que as fez acreditar que o mundo havia acabado e elas eram as últimas representantes de uma população “burra”. Ao ser libertada e ficar famosa, Kimmy resolve morar em Nova York, convencida de que lá ninguém vai reconhecê-la nem tratá-la como vítima.

Texto complementar: Vale a pena assistir “Unbreakable Kimmy Schimdt”? (Delirium Nerd).

Miss Fisher’s Murder Misteries

séries

Gênero: Mistério/Investigação

Sinopse: A série acompanha as aventuras de Phryne Fisher, uma mulher moderna que investiga crimes e soluciona os mistérios de Melbourne durante a década de 1920, período em que as mulheres começaram a ter uma participação maior na sociedade em função da perda de milhares de jovens durante a Primeira Guerra Mundial. A série é baseada em uma série de livros da autora Kerry Greenwood.

Scandal

séries

Gênero: Suspense/Drama

Sinopse: Uma ex-consultora de mídia do presidente dos EUA, Oliva Pope dedica sua vida a proteger e defender as imagens públicas da elite americana. Depois de deixar a Casa Branca, ela abre a Price & Associates, uma firma composta por advogados e investigadores chamados para resolver situações que precisam ficar longe da mídia e da curiosidade do público.

Gilmore Girls

séries

Gênero: Comédia/Família/Drama

Sinopse: Com muito bom humor, Lorelai e sua filha Rory enfrentam os altos e baixos da vida, sejam eles profissionais, familiares ou amorosos.

Texto complementar: Gilmore Girls – Erros, Acertos e Expectativas para o Futuro (Nó de Oito).

How to Get Away with Murder

séries

Gênero: Mistério/Policial/Drama

Sinopse: Um grupo de ambiciosos estudantes de Direito e sua brilhante e misteriosa professora de defesa criminal se veem envolvidos em uma trama de assassinato que vai agitar toda a universidade e mudar o curso de suas vidas.

Texto complementar: Resenha – How to get Away with Murder (Revista Capitolina).

The Fall

séries

Gênero: Suspense/Drama

Sinopse: Um assassino em série aterroriza a região de Belfast. Após vários dias sem conseguir prender o criminoso, as autoridades da Irlanda pedem ajuda à polícia de Londres, que escolhe a detetive Stella Gibson para assumir o comando das investigações. A história é narrada pelo ponto de vista da detetive e do assassino.

Texto complementar: The Fall: uma série policial que foge dos padrões (Delirium Nerd).

The Killing – História de um Assassinato

séries

Gênero: Suspense/Drama/Policial

Sinopse: A detetive dinamarquesa Sarah Lund teria que se mudar para uma nova vida na Suécia, mas não consegue deixar para trás o caso do assassinato brutal de uma jovem garota. Enquanto isso, Troels Hartmann está concorrendo à prefeitura de Copenhagen e pistas sugerem que o assassinato tem relação com o governo da cidade, comprometendo as eleições. Durante 20 episódios que representam 20 dias de investigação, os detetives tentam encontrar o assassino de Nana Birk Larsen, a despeito das profundas consequências pessoais e políticas que deixam pelo caminho.

The Killing

séries

Gênero: Suspense/Drama/Policial

(Versão americana de The Killing – História de um Assassinato).

Sinopse: Situada em Seattle, Washington, a série segue a investigação sobre o assassinato da adolescente Rosie Larsen. A primeira temporada cobre as duas primeiras semanas da investigação e tem três histórias principais: a investigação policial sobre o assassinato de Rosie, as tentativas de sua família de lidar com a dor da perda de Rosie e uma campanha política que se torna envolvida no caso.

Orange is the New Black

séries

Gênero: Comédia/Drama

O passado de Piper Chapman bate à porta. Ela é detida e condenada a cumprir pena numa penitenciária federal. Para pagar por seus crimes, Piper troca uma vida confortável em Nova York pela prisão, onde encontra tensão e companheirismo entre as detentas.

Texto complementar: Orange is The New Black: Quando nem tudo será sobre pessoas brancas? (Brasil Post – contém spoilers)

Buffy, a Caça-Vampiros

séries

Gênero: Ação/Fantasia

Sinopse: Buffy Summers descobriu ainda era uma adolescente que não era uma menina comum. Buffy é uma das escolhidas para lutar contra o mal e tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros. Assim, depois de ser treinada por seu Guardião, Giles, ela vai alternar sua vida entre matar vampiros e demônios e curtir sua vida em Sunnydale, uma cidade que abriga a Boca do Inferno, de onde saem os piores seres possíveis. Buffy conta ainda com a ajuda de seus amigos Xander e Willow.

Grey’s Anatomy

séries

Gênero: Drama

Durante sua residência em um hospital, Meredith Grey vive paixões e dramas profissionais e pessoais com seus colegas estudantes e médicos.

The Good Wife

séries

Gênero: Drama

Depois que seu marido é preso em um escândalo de corrupção e sexo, Alicia Florrick retoma a sua antiga profissão como advogada para retomar a sua vida, sua reputação e manter seus dois filhos.

Bones

séries

Gênero: Comédia/Drama/Policial

A antropóloga forense Temperance ‘Bones’ Brennan trabalha com o agente Seeley Booth do F.B.I. e sua pouco convencional equipe de cientistas para solucionar alguns dos mais intrigantes e bizarros crimes de todos os tempos. Inspirado nas aventuras da vida real da antropóloga forense e escritora Kathy Reichs, Bones é um drama investigativo, com muita tensão romântica e humor negro.

Top of the Lake

séries

Suspense/Drama/Policial

Sinopse: A detetive Robin Griffin investiga o desaparecimento de uma menina de 12 anos grávida, depois de ela tentar o suicídio em um lago da Nova Zelândia.

Homeland

séries

Gênero: Suspense/Policial

Sinopse: A história apresenta Carrie Mathison, uma agente da CIA que está convencida de que o oficial Nicholas Brody, recém resgatado no Afeganistão, está conectado a um plano dos terroristas para um novo ataque aos EUA, dez anos após o 11 de setembro.

Marcella

séries

Gênero: Drama/Suspense/Policial

Há doze anos, Marcella Summers largou a carreira para se casar com Jason e iniciar uma família. Agora, com o fim de seu casamento e afastada dos filhos, ela retorna ao trabalho no departamento de polícia. Quando um novo assassinato ocorre em sua área, a polícia percebe que ele pode ter alguma conexão com um caso não resolvido investigado por Marcella há quase uma década. Teria o mesmo criminoso voltado a atacar ou alguém estaria copiando seu estilo?

Sua série favorita ficou de fora? Deixe sua sugestão lá nos comentários! 🙂

Leia também 14 Animações com Protagonismo Feminino que Você Precisa Conhecer (Parte 3); e Mulheres em Série – Seriado nos Desafia a Desmistificar a Figura da “Mulher Padrão”.