21 Séries com Representatividade de Minorias para ver na Netflix

A cada ano a televisão avança anos-luz na frente do cinema e traz novas séries com muita representatividade de minorias*.

minorias

Quem está prestando atenção, sabe: a exclusão e a estereotipização ainda parecem ser regra para personagens femininas e de minorias tanto no cinema, como na televisão.

A televisão, no caso, continua criando personagens femininas mais novas que seus colegas homens. E continua, também, ignorando personagens LGBTs e não-brancos. No período entre 2015-2016, apenas 4% dos personagens recorrentes das produções seriadas dos EUA foram gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros; e 77% das personagens femininas foram brancas.

Além disso, sabemos que por trás das câmeras a participação de minorias também é limitada. De acordo com o Directors Guild of America, mulheres dirigiram apenas 16% de todos os episódios produzidos em 2014-15, e apenas 3% foram dirigidos por mulheres de alguma minoria. Ademais, apenas 25% de todos os criadores, diretores, roteiristas, produtores, executivos, editores e diretores de fotografia foram mulheres – incluindo TV aberta, a cabo e Netflix.

Mesmo assim, há motivo para otimismo para quem gosta de maratonar séries, pois a realidade na televisão não só é melhor do que no cinema, como está mudando mais rápido também. De acordo com o Centro de Estudos Femininos em Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, em 2014-15 personagens femininas foram 42% de todos os personagens com falas na televisão aberta americana, e 40% na televisão a cabo e Netflix. Enquanto isso, no cinema, apenas 28% dos personagens com fala foram mulheres nos cem maiores filmes de 2014, e apenas 21% mulheres foram protagonistas.

Felizmente, as coisas estão mudando (a passo de formiguinha, mas estão). E essas mudanças se manifestam em cada vez mais séries com personagens incríveis e diversos, que fazem com que os mundos retratados na telinha se pareçam cada vez mais com o nosso próprio. Representatividade importa, e importa tanto porque empodera e dá voz aos grupos oprimidos e invisibilizados da sociedade, como porque exercita a empatia dos grupos dominantes, que já se vêem bem representados na mídia.

É preciso entender que em uma sociedade tão desigual e excludente como a que vivemos, a mídia pode ser o maior veículo de aproximação de grupos diferentes entre si. Como bem disse Michelle Obama:

“Eles se tornam parte de quem você é. Você compartilha as suas dores. Entende os seus medos. Eles te fazem rir e mudam a forma como você enxerga o mundo. E isso é especialmente verdade em um país em que existem milhões de pessoas que vivem em comunidades onde podem passar suas vidas inteiras sem contato com pessoas que são diferentes delas próprias, seja em termos de raça, religião ou simplesmente estilo de vida.”

Por isso, pensando em você, que está cansado de não encontrar toda a beleza e complexidade humana representada nas telas, separei vinte séries** com representatividade de minorias disponíveis na Netflix. Vamos a elas!

*O termo ‘minoria’ diz respeito a grupos que são historicamente oprimidos (social, econômica, política ou culturalmente) em relação a outro grupo. Por esse motivo, mesmo grupos que são maioria numérica em uma determinada sociedade (como mulheres e negros, no Brasil) são classificados como ‘minorias’.  

**Vale notar que mesmo as séries dessa lista não estão livres de trazer elementos ou narrativas problemáticas, por isso não esqueça de ligar o raio problematizador antes de assistir, ok?

Chewing Gum

minorias

Gênero: Comédia (sitcom)

Sinopse: Chewing Gum é uma série britânica que conta a história de Tracey, uma jovem de família muito religiosa, e das desventuras que acontecem com ela e seus amigos. Michaela Coel – escritora e atriz protagonista da série – recebeu dois prêmios por ela: o British Academy Television Award para Melhor Atriz em Série de Comédia; e o BAFTA  de Artista Revelação, como roteirista.

Black-ish

minorias

Gênero: Comédia (sitcom)

Sinopse: Black-ish conta a história de uma família negra norte-americana de classe alta que luta para preservar sua identidade cultural em um bairro predominantemente branco. Aclamada pela crítica e pelo público, a série já ganhou diversos prêmios, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Atriz para Tracee Ellis Ross, em 2017.

Jane the virgin

minorias

Gênero: Comédia

Sinopse: Adaptada da novela venezuelana de sucesso de mesmo nome, a aclamada série Jane the Virgin conta a história de uma jovem mulher devota, de família latina, que descobre que foi inseminada artificialmente por acidente.

The Fosters

minorias

Gênero: Drama

Sinopse: The Fosters retrata os altos e baixos da vida de um casal interracial de lésbicas com filhos biológicos e adotivos de etnias variadas.

Um Dia de Cada Vez

minorias

Gênero: Comédia (Sitcom)

Sinopse: A Netflix trouxe para o século XXI o clássico da década de 1970 sobre uma família de imigrantes cubanos liderada pela recém-divorciada Penélope (veterana do exército) e sua mãe, Lydia (interpretada por Rita Moreno), que a ajuda na criação de seus dois filhos adolescentes.

Sense 8

minorias

Gênero: Ficção científica, Drama, Mistério

Sinopse: Um grupo de pessoas ao redor do mundo se tornam mentalmente conectados, e precisam descobrir um modo de sobreviver àqueles que os vêem como uma ameaça para a ordem mundial.

The Get Down

minorias

Gênero: Musical, Drama

Na Nova York de 1977, a talentosa juventude do South Bronx persegue sonhos e uma nova forma de expressão que mudará a história da música. Entre a ascenção do hip-hop e os últimos dias da Disco Music, a história se costura ao redor das vidas dos moradores do Bronx e de sua relação com arte, música, dança, latas de spray, política e Manhattan.

Master of None

minorias

Gênero: Comédia

Sinopse: A série acompanha a vida de Dev (Aziz Ansari), um ator de 30 anos de Nova York. Divertida e intensamente pessoal, a história de Dev o leva a mergulhar em diversos temas, desde direito dos idosos à rotina dos imigrantes em um país estrangeiro.

Steven Universe

minorias

Gênero: Animação, Ação, Comédia

Sinopse: As guardiãs mágicas Crystal Gems ensinam um menino metade humano, metade Gem a usar suas habilidades especiais para ajudá-las a salvar o mundo. Criado por Rebecca Sugar e produzido pelo Cartoon Network, o desenho é muito aclamado tanto por seu design, música, estilo e caracterização, como por tratar de temas delicados de forma sensível e didática.

3%

minorias

Gênero: Ficção científica, Drama

Sinopse: 3% é a primeira produção brasileira original da Netflix. A série apresenta um mundo devastado, onde a maior parte da população miserável vive. Aos 20 anos de idade, todo cidadão tem a oportunidade de passar pelo Processo, uma seleção que escolhe  apenas 3% dos candidatos para morar no chamado Maralto, onde tudo é avançado, moderno e abundante.

How to Get Away with Murder

minorias

Gênero: Drama Criminal, Suspense

Sinopse: Um grupo de ambiciosos estudantes de advocacia e sua brilhante professora e advogada de defesa criminal se envolvem em uma complicada trama de assassinato que promete mudar o rumo de suas vidas. Viola Davis (indicada duas vezes ao Oscar, e ganhadora do Globo de Ouro em 2017) ganhou o Emmy em 2015 por sua atuação como a impiedosa e competente advogada Annalise Keating.

Star Trek: Voyager

minorias

Gênero: Ficção Científica

Sinopse: Na jornada de 75 anos de volta à Terra, a tripulação da Voyager entra em contato com espécies desconhecidas ao se aproximar de um misterioso quadrante do espaço. Este spin-off de Jornada nas Estrelas abocanhou sete Emmys e teve Kate Mulgrew como a primeira capitã da franquia.

Star Trek: A Nova Geração

minorias

Gênero: Ficção Científica

Sinopse: Décadas após as aventuras da tripulação original, o capitão Jean-Luc Picard lidera uma nova Enterprise em missões por mundos desconhecidos. O primeiro spin-off de Jornada nas Estrelas ganhou 17 prêmios Emmy.

Brooklyn Nine Nine

minorias

Gênero: Comédia

Quando o sempre tenso capitão Holt assume a delegacia, a vida despreocupada do detetive Jake Peralta e de seus colegas problemáticos fica difícil.

Grace and Frankie

minorias

Gênero: Dramédia

Sinopse: Aos setenta anos de idade, Grace e Frankie são obrigadas a lidar com uma situação inesperada: seus respectivos maridos anunciam que estão apaixonados um pelo outro e que planejam se casar. A partir disso, as duas terão que contar uma com a outra.

Texto complementar: Grace e Frankie contra o preconceito de idade (Lugar de Mulher).

Grey’s Anatomy

minorias

Gênero: Drama

Durante sua residência em um hospital, Meredith Grey vive paixões e dramas profissionais e pessoais com seus colegas estudantes e médicos.

Leia também: 5 Motivos que Provam que Grey’s Anatomy é umas das Melhores Séries da Atualidade

Orange is the New Black

minorias

Gênero: Dramédia

Piper Chapman, uma mulher de trinta e poucos anos, é condenada a cumprir 15 meses de prisão por participação em uma rede de tráfico de drogas dez anos antes. Apesar de a história ser sobre Piper, a série na realidade acompanha a trajetória de diversas detentas, cada qual com sua própria história.

Leia também: 6 Coisas que Tornam Orange is the New Black uma Série Sensacional

Luke Cage

minorias

Gênero: Ação, Crime, Drama

Sinopse: Baseada no personagem de homônimo da Marvel Comics, a série conta a história de Luke Cage que, devido a um experimento sabotado, possui  super força e uma pele impenetrável. Ao tentar reconstruir sua vida, Luke se torna um fugitivo e terá que enfrentar seu passado para lutar por sua cidade. A série é ambientada no Harlem, Nova York, e procura replicar a sua atmosfera única e cultura. A série também comenta sobre raça, política e o movimento Black Lives Matter.

Jessica Jones

minorias

Gênero: Ação, Crime, Drama

Sinopse: Também baseada em personagem de mesmo nome da Marvel Comics, a série conta a história da ex super-heroína Jessica Jones. Numa tentativa de reconstruir sua vida em Nova York, Jones se torna detetive particular e acaba se envolvendo em um caso que a leva a reencontrar um criminoso com habilidades notáveis de seu passado.

Scandal

minorias

Gênero: Suspense/Drama

Sinopse: Uma ex-consultora de mídia do presidente dos EUA, Oliva Pope dedica sua vida a proteger e defender as imagens públicas da elite americana. Depois de deixar a Casa Branca, ela abre a Price & Associates, uma firma composta por advogados e investigadores chamados para resolver situações que precisam ficar longe da mídia e da curiosidade do público.

Bones

minorias

Gênero: Comédia/Drama/Policial

A antropóloga forense Temperance ‘Bones’ Brennan trabalha com o agente Seeley Booth do F.B.I. e sua pouco convencional equipe de cientistas para solucionar alguns dos mais intrigantes e bizarros crimes de todos os tempos. Inspirado nas aventuras da vida real da antropóloga forense e escritora Kathy Reichs, Bones é um drama investigativo, com muita tensão romântica e humor negro.


E você? Tem séries para indicar? Escreve ali embaixo nos comentários!

Leia também Por que Representatividade Importa; e 20 Séries com Protagonismo Feminino para Assistir na Netflix.