15 Filmes para se Sentir Poderosa nesse Dia da Mulher
Que essas heroínas nos lembrem do quanto somos poderosas.
Dia da Mulher é dia de fazer um balanço de tudo o que já conquistamos, de tudo que ainda precisamos enfrentar, e de celebrar nossas heroínas – do passado, do presente, e também da ficção. Afinal, representatividade importa, pois a mídia e o entretenimento tem um potencial gigantesco de erguer nossa autoestima e de ampliar nossa visão de mundo, nossas escolhas e nossas possibilidades para além do que nos é imposto.
Por isso, selecionei alguns filmes cheios de poder feminino, para nos energizar para mais um ano de luta. São eles:
Mulan (1998)
Sinopse: Temendo que seu pai adoentado seja convocado para servir o exército chinês, Mulan se disfarça de homem e treina para a guerra. Acompanhada de seu dragão Mushu, ela usa sua inteligência para ajudar a combater a invasão dos hunos.
Pantera Negra (2018)
Sinopse: Após a morte do rei T’Chaka, o príncipe T’Challa retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T’Challa logo recebe o apoio de Okoye, a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri, que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia, espiã e a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue, que roubou vibranium de Wakanda no passado.
Não se engane: o personagem do título pode ser o Pantera Negra, mas são as mulheres que fazem o filme.
Moana – Um Mar de Aventuras (2017)
Sinopse: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo na Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)
Sinopse: Erin é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, consegue convencer os cidadãos da cidade a se juntarem em um processo de 333 milhões de dólares de reparações.
Veja também: 50+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História.
Mulher-Maravilha (2017)
Sinopse: Treinada desde cedo para ser uma guerreira imbatível, Diana Prince nunca saiu da paradisíaca ilha em que é reconhecida como princesa das Amazonas. Quando o piloto Steve Trevor se acidenta e cai numa praia do local, ela descobre que uma guerra sem precedentes está se espalhando pelo mundo e decide deixar seu lar certa de que pode parar o conflito. Lutando para acabar com todas as lutas, Diana percebe o alcance de seus poderes e sua verdadeira missão na Terra.
Mad Max: Estrada da Fúria (2015)
Sinopse: Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentanto fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.
Assim como em Pantera Negra, o filme pode levar o nome do Max, mas a estrela é, sem sombra de dúvida, Furiosa.
Valente (2012)
Sinopse: A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava… Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
Norma Rae (1979)
Sinopse: Como muitos dos integrantes de sua família antes dela, Norma Rae trabalha numa fábrica têxtil local por um salário que não condiz com as longas horas e as péssimas condições de trabalho. Depois de ouvir um discurso de um defensor dos direitos trabalhistas, a jovem é inspirada a convencer seus colegas de trabalho a lutar pela criação de um sindicato. O filme é baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela empresa J.P. Stevens Mill.
Veja também: 12 Filmes e Documentários que Contam Histórias de Lutas Lideradas por Mulheres.
The Rosa Parks Story (2002)
Sinopse: O filme traz a história de Rosa Parks e a sua atuação durante o movimento de direitos civis nos EUA, na década de 1950/60. Quando Parks se recusa a ceder seu lugar no ônibus segregado para um homem branco, ela é presa, o que motiva um boicote de mais de um ano por parte da população afro-descendente contra os ônibus, em Montgomery, Alabama. O boicote mobilizou as pessoas tanto localmente como em todo o país a participar do movimento dos direitos civis pelo fim da discriminação e a segregação racial no país.
Veja também: 50+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História.
Alien, o 8º Passageiro (1979)
Sinopse: Uma nave espacial, ao retornar para Terra, recebe estranhos sinais vindos de um asteróide. Ao investigarem o local, um dos tripulantes é atacado por um estranho ser. O que parecia ser um ataque isolado se transforma em um terror constante, pois o tripulante atacado levou para dentro da nave o embrião de um alienígena, que não para de crescer e tem como meta matar toda a tripulação.
O Tigre e o Dragão (2000)
Sinopse: A história de duas mulheres, ambas exímias lutadoras, cujos destinos se tocam em meio a Dinastia Ching. Uma tenta se ver livre do constrangimento imposto pela sociedade local, mesmo que isso a obrigue a deixar uma vida aristocrática por outra de crimes e paixão. A outra, em sua cruzada de honra e justiça, apenas descobre as consequências do amor tarde demais. Os destinos de ambas as conduzirão a uma violenta e surpreendente jornada, que irá forçá-las a fazer uma escolha que poderá mudar suas vidas.
Star Wars – O Despertar da Força (2015)
Sinopse: Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren, o General Hux e o Líder Supremo Snoke como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron, um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker. Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey, que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn, um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.
Estrelas Além do Tempo (2016)
Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres negras, provou ser o elemento crucial que faltava para a vitória dos EUA, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.
O filme conta a história verídica de Katherine Johnson – responsável por todos os cálculos para o lançamento histórico de John Glenn; Dorothy Vaughn – a primeira mulher negra a ser promovida chefe de departamento na NACA (predecessora da NASA) e especialista em computação e em programação FORTRAN; e Mary Jackson – a primeira engenheira negra da NASA.
Baseado no livro: Estrelas Além do Tempo.
Veja também: 50+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História.
Princesa Mononoke (1997)
Sinopse: Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo essa a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela Princesa Mononoke.
Frida (Frida, 2002)
Sinopse: O filme conta a história Frida Kahlo, um dos principais nomes da história artística do México, e considerada a primeira artista surrealista da América Latina. Conceituada e aclamada como pintora, o filme retrata o seu conturbado casamento aberto com Diego Rivera, com quem compartilhava suas opiniões políticas, paixão e trabalho.
Leia a biografia: Frida. A Biografia
Leia também:
- 50+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História
- 12 Filmes e Documentários que Contam Histórias de Lutas Lideradas por Mulheres
- 40+ Livros sobre Mulheres Reais que Você Precisa Conhecer
- Pasme! O Dia da Mulher Não é Sobre Flores e Beleza Feminina
Na semana da mulher, de 1º a 8 de março, portais nerds feministas se juntaram em uma ação coletiva – Ação Nerd Feminista – para discutir temas pertinentes à data e à cultura pop, trazendo análises, resenhas, entrevistas e críticas que tragam novas e instigantes reflexões e visões. São eles: Nebulla, Delirium Nerd, Ideias em Roxo, Momentum Saga, Nó de Oito, Preta, Nerd & Burning Hell, Prosa Livre, Valkirias, Psicologia&CulturaPop, Kaol Porfírio, Séries por Elas #WeCanNerdIt #FeminismoNerd #8deMarço #DiaInternacionaldaMulher