Por que Meninas de 12 Anos Parecem Adultas em Ensaios Fotográficos?

Sexualizar meninas contribui diretamente para uma cultura que faz vista grossa para pedofilia.

meninas

Em 2016, a atriz Millie Bobby Brown – a Eleven, de Stranger Things – fez um ensaio fotográfico para a revista Interview que deixou todo mundo enlouquecido.

Bem, quase todo mundo. Algumas pessoas acharam bem esquisita a forma como a revista retratou Millie, essencialmente porque a atriz de 12 anos poderia ser facilmente confundida com uma adulta de 20 em boa parte das fotos.

É verdade que nem todo o ensaio é esquisito. A Interview até trouxe algumas fotos em que Millie aparenta a sua idade. O problema é que ela as alternou com outras que ou não são lá muito naturais para uma criança de 12 anos, ou são simplesmente inapropriadas mesmo.

meninas

Olhos semicerrados, lábios abertos (ou mordendo alguma coisa), dedos nos lábios. É possível que o que eu vou dizer seja novidade para muita gente, considerando-se o quanto é naturalizada a imagem do corpo feminino erotizado ou objetificado na mídia, mas aí vai: tudo isso denota sensualidade. A expressão de Millie na capa da revista é inclusive uma das coisas que a quadrinista Renae De Liz diz ser necessário eliminar ao se desenhar personagens femininas a fim de não sexualizá-las. Que justo uma foto em que a jovem atriz está com essa expressão tenha ido para a capa da revista, como chamariz, diz muito sobre a nossa mídia.

meninasDe Liz publicou no seu Facebook em julho desse ano um comparativo de como heroínas de quadrinhos são desenhadas vs como deveriam ser desenhadas.

 

Há quem diga que é exagero. E talvez eu até concordasse, não fosse o longo histórico da mídia de testar o limite do que é apropriado ao retratar jovens atrizes e modelos.

Em 1980, uma Brooke Shields de quinze anos de idade se viu no meio de uma polêmica ao estrear em uma propaganda da Calvin Klein em que diz que “não tem nada entre eu e meus jeans”, ao mesmo tempo em que sustenta uma pose absurda. Duas emissoras de televisão de Nova York chegaram a banir a propaganda por suas insinuações sexuais na figura de uma menor. Kate Moss, por sua, vez, foi fotografada de topless quando tinha apenas dezesseis anos para a revista The Face. Aos 38 anos de idade, Moss contou que se trancava no banheiro durante o ensaio para chorar. “Nunca me senti à vontade sobre isso”.

meninas

Mais recentemente, tivemos o exemplo de Emma Watson, que interpretou Hermione Granger na saga Harry Potter dos 11 aos 20 anos de idade. Com apenas 14 anos, a atriz já posava para ensaios bem inapropriados para a sua idade.

meninasEmma entre os 14 e 16 anos. 

 

O caso de Emma, aliás, é emblemático da diferença de tratamento dado a homens e mulheres. Mulheres de todas as idades são objetificadas sexualmente na mídia, enquanto que, se acontece de um homem ser objetificado, é sempre um homem adulto. Daniel Radcliffe, o ator que interpretou Harry Potter, chamou a atenção para esse fato em uma entrevista.

meninas

– Entrevistador: Você está meio que se tornando um sex symbol. O que, para alguns dos seus fãs, é meio esquisito porque nós vimos você crescendo nas telas e, agora, aqui está você.

– Daniel: Na época do lançamento do What if, muita gente estava dizendo ‘você é protagonista romântico não convencional’. Eventualmente eu me cansei de ouvir isso e meio que parei alguém e perguntei: ‘O que eu tenho de não-convencional? Tipo, me fala’. E ela disse ‘Bem, acho que é provavelmente o fato de que, você sabe, nós associamos você com o Harry, o jovem menino bruxo’. Minha resposta imediata foi ‘Bem, a população masculina não teve problema nenhum em sexualizar a Emma Watson logo de cara.’

Sei o que algumas pessoas estão pensando:

“Mas elas toparam fazer essas propagandas e ensaios! São elas que posaram e fizeram essas caras!”.

Eu vi muito esse argumento sobre a Millie Bobby Brown. Muitas pessoas falando que meninas de 12 anos são assim mesmo, que querem parecer mais adultas, etc e tal. E que elas “toparam fazer”, então tudo bem. Pois bem, então se Millie tivesse abaixado as calças e mostrado a bunda em uma das fotos seria ok publicá-la? Quem é o adulto, com poder de decisão sobre o que será veiculado, e quem é a criança?

Falar que “elas toparam e fizeram assim, então tudo bem” é, mais uma vez, culpar a vítima. Será que não cansamos de fazer isso nunca? Crianças e adolescentes são vulneráveis e fortemente influenciáveis. É esse fato, aliás, que faz com que consentimento não interfira em caso de estupro de vulnerável. No caso, mesmo que a vítima jure de pés juntos que quer transar, sexo entre adultos e menores de 14 anos é crime. Sem exceções.

Precisamos parar com essa história de “elas sabem muito bem o que fazem” (frase especialmente usada contra menores que engravidam). Meninas não amadurecem mais cedo, como dizem por aí. Meninas são simplesmente mais cobradas a se comportar de forma madura mais cedo, e se adaptam como podem. Se meninos parecem mais imaturos e infantis que meninas, temos de nos perguntar se eles são assim irremediavelmente ou se simplesmente permitimos que eles sejam assim.

meninasVou só deixar isso aqui.

 

Millie (e Emma, Brooke, Kate e muitas outras, em suas épocas) faz o que é esperado dela. Por mais madura que pareça (e esse é um comentário que eu tenho visto muito sobre a atriz), ela ainda assim é uma criança. E como toda criança, Millie aprende rápido. Arrisco dizer que não seria nem preciso alguém dizer a ela para semicerrar os olhos e abrir a boca em um ensaio de moda. Não quando tantos ensaios de moda retratam mulheres dessa forma.

A mídia cria e reforça uma visão de mundo que se entranha na nossa percepção de como as coisas são. Sexualizar ou mesmo “adultizar” meninas contribui diretamente para uma cultura que vive passando pano pra pedofilia. Nada menos que 70% dos estupros no Brasil tem crianças ou adolescentes como vítimas. E quando não são estupradas, a maioria das meninas ainda precisa lidar com assédio sexual desde muito novas. Em 2015, quando uma participante de 12 anos do programa Masterchef Junior foi alvo de comentários de teor sexual na internet, mais de 80 mil mulheres usaram a hashtag #meuprimeiroassédio, lançada pela ONG Think Olga, para contar sobre a primeira vez que foram assediadas. Depois de analisar todos os relatos, a ONG constatou que a idade média do primeiro assédio é de 9,6 anos.

meninas

Por esse motivo, precisamos ter o olhar crítico para as mídias que consumimos. E precisamos cobrar conscientização e mudança. Devemos isso tanto às Millies e Emmas, como a nós mesmas.


Nota da autora: O texto não debate se crianças tem sexualidade ou não, ou quando elas deixam de ser crianças, mas sim a exploração da mídia em cima disso. Não é uma questão de invalidar ou desconsiderar a sexualidade de crianças e adolescentes, mas sim de chamar a atenção para como essa sexualidade é explorada por adultos. Existe um desequilíbrio de entendimento e de poder muito grandes. Não à toa sexo entre adultos e menores de 14 anos é crime de estupro, independente de consentimento: porque entende-se que a criança ainda não tem entendimento pleno para poder consentir.


Leia também: Objetificação Masculina NÃO é a Mesma Coisa que Objetificação Feminina. Entenda. 

Comentários do Facebook