#LeiaMulheres – 5 Livros Escritos por Mulheres para Ler no Mês de Setembro

Todo começo de mês o Nó de Oito solta um texto com cinco sugestões de livros escritos por mulheres para a leitura no mês em questão.

setembro

Inspirada pelo projeto Leia Mulheres, que tem o objetivo de incentivar a leitura de obras assinadas por mulheres, e de incentivar e divulgar novas escritoras, todo começo de mês o Nó de Oito solta um texto com cinco livros escritos por mulheres como sugestão de leitura para o mês em questão. Para setembro – Mês da Prevenção do Suicídio – escolhemos obras que trazem um olhar voltado para transtornos mentais.

Lembrando que comprando através dos links você ajuda o Nó de Oito a crescer! 🙂

A Redoma de Vidro

setembro

Autora: Sylvia Plath

Sinopse: O mundo parecia estar se abrindo para Esther Greenwood, entre o trabalho na redação de uma revista feminina e uma intensa vida social. No entanto, um verão aparentemente promissor é o gatilho da crise que levaria a jovem do glamour da Madison Avenue a uma clinica psiquiátrica. Sutilmente, a autora apresenta ao leitor o ponto de vista de quem vivencia o colapso. Esther tem uma visão muito crítica, às vezes ácida, da sociedade e de si mesma, mas aos poucos a indiferença se instaura, distanciando a moça do mundo à sua volta. “Me sentia muito calma e muito vazia, do jeito que o olho de um tornado deve se sentir, movendo-se pacatamente em meio ao turbilhão que o rodeia”. Ao lidar com sua depressão, Esther também realiza a transição de menina para uma jovem mulher. Mais que um relato sobre problemas mentais, “A redoma de vidro” é uma narrativa singular acerca das dores do amadurecimento.

Sua Voz Dentro de Mim

setembro

Autora: Emma Forrest

Sinopse: Aos 22 anos, a jornalista, escritora e roteirista Emma Forrest havia trocado Londres por Nova York, tinha um contrato com o jornal The Guardian e estava prestes a publicar seu primeiro livro. Mas, por trás do aparente sucesso, havia uma jovem autodestrutiva. Reunindo as memórias de Emma desde a infância, passando pelo complicado relacionamento com o ator Colin Farrell, que a levou finalmente a buscar ajuda, até as sessões com o discreto Dr. R – psiquiatra que a salvou e que morreu de câncer em meio ao tratamento de Emma -, Sua voz dentro de mim é um relato sincero e corajoso.

O Papel de Parede Amarelo

setembro

Autora: Charlotte Perkins

Sinopse: Uma mulher fragilizada emocionalmente é internada, pelo próprio marido, em uma espécie de retiro terapêutico em um quarto revestido por um obscuro e assustador papel de parede amarelo. Por anos, desde a sua publicação, o livro foi considerado um assustador conto de terror, com diversas adaptações para o cinema, a última em 2012. No entanto, devido a trajetória da autora e a novas releitura, é hoje considerado um relato pungente sobre o processo de enlouquecimento de uma mulher devido à maneira infantilizada e machista com que era tratada pela família e pela sociedade.

Garota, Interrompida

setembro

Autora: Susanna Kaysen

Sinopse: Garota interrompida é um clássico que fala sobre a passagem da adolescência para a vida adulta. A personagem principal, Susanna, termina o ensino médio, mas não sabe que caminho seguir, o que para os pais já seria um problema. Mas a jovem se confunde ainda mais quando ela se envolve com um professor e tenta se matar. Seus pais a convencem de passar um tempo em Claymoore, um hospital psiquiátrico, onde ela conhece outras jovens.

Tudo o que nunca contei

setembro

Autora: Celeste Ng

Sinopse: Na manhã de um dia de primavera de 1977, Lydia Lee não aparece para tomar café. Mais tarde, seu corpo é encontrado em um lago de uma cidade em que ela e sua família sino-americana nunca se adaptaram muito bem. Quem ou o que fez com que Lydia — uma estudante promissora de 16 anos, adorada pelos pais e que com frequência podia ser ouvida conversando alegremente ao telefone — fugisse de casa e se aventurasse em um bote tarde da noite, mesmo tendo pavor de água e sem saber nadar? À medida que a polícia tenta desvendar o caso do desaparecimento, os familiares de Lydia descobrem que mal a conheciam. E a resposta surpreendente também está muito abaixo da superfície. Um retrato sensível dos segredos que existem em qualquer família.


Leia também 5 Livros Escritos por Mulheres para Ler no Mês de Agosto. 

Comentários do Facebook