#LeiaMulheres – 5 Livros Escritos por Mulheres para Ler no Mês de Outubro

Todo começo de mês o Nó de Oito solta cinco sugestões de livros escritos por mulheres para a leitura no mês em questão.

Inspirada pelo projeto Leia Mulheres, que tem o objetivo de incentivar a leitura de obras assinadas por mulheres e de incentivar e divulgar novas escritoras, todo começo de mês o Nó de Oito solta uma lista com cinco livros escritos por mulheres como sugestão de leitura para o mês em questão. Eis nossas recomendações para Outubro.

Lembrando que comprando através dos links abaixo você ajuda o Nó de Oito a crescer! 🙂

Garota Exemplar

Autora: Gillian Flynn

Sinopse: No dia do quinto aniversário de casamento de Nick e Amy Dunne, Amy desaparece da casa deles às margens do rio Mississippi. Sinais indicam que se trata de um sequestro violento e Nick rapidamente se torna o principal suspeito. Sob pressão da polícia, da mídia e dos ferozmente amorosos pais de Amy, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamento inapropriado. Ele é evasivo e amargo — mas seria um assassino? Ao mesmo tempo, passagens do diário de Amy revelam um casamento tumultuado — mas ela estaria contando toda a história?

Magistralmente bem construído do início ao fim, Garota Exemplar é um daqueles livros impossíveis de largar e sobre o qual se quer debater assim que a leitura termina. Desde sua publicação, em 2012, o livro se tornou sucesso de público e crítica, alcançando o topo das mais prestigiadas listas de mais vendidos ao redor do mundo e consagrando sua autora, Gillian Flynn, como a mais aclamada escritora de suspense da atualidade.

Onde comprar: Amazon

Azul Corvo

Autora: Adriana Lisboa

Sinopse: “Minha situação era óssea, era da ordem das estruturas, sem carne, sem glacê. Eu cabia dentro de um corpo de treze anos de idade e todos os meus bens materiais cabiam, agora, numa mala pesando vinte quilos”, escreve Adriana Lisboa, em Azul Corvo – romance magistral, selecionado pelo jornal inglês The Independent como um dos melhores livros de 2013.

Após a morte da mãe, Evangelina, uma menina de treze anos, troca Copacabana pelo Colorado, nos Estados Unidos, onde vai morar com seu padrasto Fernando. Sobre seu verdadeiro pai, ela sabe apenas que é norte-americano e que pode estar em qualquer lugar do mundo. Mesmo assim, está decidida a encontrá-lo. Ao deixar o Rio de Janeiro para morar em Lakewood, Vanja sente que está na interseção entre dois mundos, mas não pertence exatamente a nenhum deles. Viajando em busca do pai e mergulhando nas lembranças das pessoas que a cercam, ela tenta encontrar seu lugar. Aos poucos, a menina começa a se aproximar de seu padrasto e, por meio dessa nova amizade, descobre detalhes obscuros do passado recente do Brasil. Ex-guerrilheiro no Araguaia, ele viveu na pele a violência da ditadura. Agora, compartilha com a enteada as terríveis verdades que foram maquiadas para entrarem na história “oficial” do país. Em Azul Corvo, Adriana Lisboa, uma das escritoras essenciais da nova geração da literatura brasileira, entrelaça com sensibilidade a vida de personagens em trânsito e em busca de si mesmos.

Onde comprar: Amazon

Assassinato no Expresso do Oriente

Autora: Agatha Christie

Sinopse: Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos.

Onde comprar: Amazon

Kindred

Autora: Octavia E. Butler

Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo. Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Com lançamento previsto para 07 de outubro, essa será a primeira vez que uma obra da aclamada escritora norte-americana de ficção científica Octavia Butler (1947-2006) será publicada no país.

Onde comprar: Amazon

Entrevista com o Vampiro

Autora: Anne Rice

Sinopse: 

“- Quer dizer que ele sugou o seu sangue? – perguntou o rapaz.
– Sim –  o vampiro sorriu. – É assim que se faz.”

Entrevista com o Vampiro começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar o vampiro Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado pelo vampiro Lestat. Sofrendo por não conseguir se livrar de suas características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, Louis conta sua história desde o início, trazendo para o leitor um mundo de fantasia impressionante, gótico e romântico, criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector.

Onde comprar: Amazon


Confira todas as nossas dicas do #LeiaMulheres. 

Comentários do Facebook