#HerStory – Plataforma Sweek Lança Concurso Literário em Parceria com o Grupo Leia Mulheres

O concurso #HerStory tem como objetivo dar espaço para escritoras abordarem temas relacionados ao feminismo. O prazo para participar segue até o dia 15 de abril.

Imagem promocional do concurso #HerStory, que diz: "Quem é uma supermulher para você?"

O Sweek, plataforma gratuita de leitura e escrita, lançou o concurso literário #HerStory, exclusivo para mulheres, em parceria com o grupo Leia Mulheres e com a editora independente Pólen Livros. A ideia é que as escritoras participantes abordem assuntos relacionados ao feminismo, aos direitos das mulheres e ao papel que elas representam na sociedade, com protagonistas inspiradoras. Ou até mesmo prestar homenagem a uma mulher importante em suas vidas.

“Como o concurso literário em parceria com o Leia Mulheres foi um verdadeiro sucesso em 2017, resolvemos repetir este ano. O Brasil foi pioneiro e, desta vez, lançamos a campanha internacionalmente. Nosso objetivo é continuar dando voz para escritoras que desejam compartilhar seu talento e seus pontos de vista”, afirma Veronika Kartovenko, cofundadora do Sweek. “Apesar de ser um concurso literário, nossa ideia é criar um ambiente muito saudável de sororidade, troca de experiências e inspiração entre todas as autoras e leitoras da plataforma”, complementa. O conto de ficção ou não ficção, com no máximo 5 mil palavras, deve conter a hashtag #HerStory e ser publicado no Sweek, uma plataforma gratuita de leitura e escrita disponível para Android, iOS e para computador: http://sweek.com

As obras podem levantar qualquer temática relacionada ao feminismo desde que siga três regras: 1) a protagonista seja do sexo feminino; 2) a história não ultrapasse o limite de 5 mil palavras (ficção e não ficção em prosa; poesia não será aceita); e 3) a autora seja do sexo feminino (cis ou trans).

Exemplos de temas que podem ser abordados:

  • Desigualdade de gênero;
  • Empoderamento feminino;
  • A divisão estereotipada de tarefas domésticas;
  • Violência contra a mulher e assédio sexual;
  • Discriminação no local de trabalho;
  • A imagem da mulher criada pela mídia.

PRÊMIOS

Em parceria com o Leia Mulheres, um grupo de 14 juradas selecionará as 10 melhores histórias em português. Elas serão reunidas e publicadas em um livro por meio da plataforma de autopublicação do Sweek, e as autoras receberão uma cópia gratuita do e-book. Vamos doar € 1,00 por cada cópia vendida (e-book ou impresso) para uma das instituições globais que defendem causas feministas. De acordo com a escolha das finalistas, a quantia em dinheiro será encaminhada para uma ONG (Malala Fund, UN Women ou Mama Cash).

Além disso, as 3 histórias vencedoras também serão publicadas em uma coletânea organizada pelo Leia Mulheres e publicada pela editora independente Polén Livros, incluindo as obras vencedoras do concurso #LeiaMulheres realizado no ano passado. “As vencedoras e finalistas terão seus contos inseridos em uma coletânea publicada pela plataforma de autopublicação do Sweek. A cada cópia vendida, 1 euro será doado para ONGs que lutam pelos direitos das mulheres. Oferecemos algumas opções, mas as próprias finalistas terão a oportunidade de escolher para onde será encaminhada a doação – ganhará a organização que receber mais votos”, conta a cofundadora Sabine van der Plas. “Além de incentivarmos mulheres a escreverem histórias com um tema tão importante e necessário, queremos que as participantes colaborem diretamente com a causa.”

DURAÇÃO

Fim: 15 de abril
Resultado: 24 de maio
Todas as regras do concurso podem ser encontradas no blog do Sweek.


Confira nossas indicações de leituras da tag #LeiaMulheres.

Comentários do Facebook