10 Filmes de Ação/Aventura que Não Objetificaram suas Heroínas

É nos filmes de ação ou aventura que mais frequentemente vemos o uso da objetificação feminina em toda a sua glória. Mas não nesses.

ação

Em 2013, Caroline Heldman – cientista política e uma das maiores vozes contra a objetificação feminina na mídia – disse em um TED Talk que a quantidade de imagens de objetificação sexual a que somos expostos é tanta hoje em dia que a maioria das pessoas não tem mais a capacidade de identificá-las. Como bem disse Heldman: é como passar a vida inteira em uma sala vermelha, ser tirado dela, e então ter que descrever a cor vermelha.

De fato, é quase impossível consumir qualquer tipo de mídia e não dar de cara com imagens de mulheres objetificadas a serviço do olhar masculino. Seja na publicidade, no cinema ou na televisão, o male gaze impera e mulheres são constantemente retratadas de forma hipersexualizada. No cinema, isso é verdade para todos os gêneros de filmes, mas é nos de ação ou aventura que mais frequentemente vemos o uso da objetificação feminina em toda a sua glória.

açãoRoupas reveladoras, poses sensuais e sexualidade à flor da pele – não raro essas são as principais características de mulheres nesse gênero de filme.

 

De certa forma, isso tem a ver com o próprio medo e desconfiança que a nossa sociedade patriarcal nutre em relação à sexualidade feminina, pois a mensagem é clara: quanto mais sexy, mais perigosa a personagem. Ao mesmo tempo, no entanto, isso raramente se traduz em empoderamento real, porque na maioria das vezes elas são desumanizadas nesse processo, reduzidas aos seus corpos e às suas relações com homens.

Os efeitos disso são, obviamente, nefastos. De acordo com Caroline Heldman, em imagens de objetificação sexual feminina é vendida a ideia do homem como sujeito e da mulher como um objeto subjugado a ele. Dessa forma, homens e mulheres aprendem desde a mais tenra idade a dinâmica opressiva e misógina que prevalece na sociedade patriarcal. E mais: meninas e mulheres aprendem a se auto-objetificar, sendo profundamente impactadas por imagens de heroínas hipersexualizadas. Afinal, além do reforço de padrões de beleza inalcançáveis e da ideia de que o nosso valor está atrelado à nossa beleza e sex appeal, personagens femininas badass costumam ser tão escassas, que essas heroínas acabam preenchendo o espaço com apenas uma maneira de ser Foda™ .

Bem, pensando nisso tudo, montei aqui uma listinha com alguns filmes de ação/aventura que, felizmente, não objetificaram suas personagens femininas. Vale lembrar que não é porque uma personagem aparece com pouca roupa, ou mesmo nua, que ela está sendo objetificada. Para saber mais sobre como reconhecer objetificação sexual, você pode ler esse texto aqui.

Divergente – Tris Prior

O Tigre e o Dragão – Jen Yu e Shu Lien

Jogos Vorazes – Katniss Everdeen

Mulher Maravilha – Diana

O Senhor dos Anéis – Éowyn

ação

Mulan – a própria

O Exterminador do Futuro – Sarah Connor

Mad Max: Estrada da Fúria – Furiosa  

No Limite do Amanhã – Rita Vrataski

Franquia Star Wars – Rey e Jyn


Essa não é nem de longe a primeira vez que falamos sobre objetificação sexual feminina aqui no Nó de Oito. Sobre isso, leia também:

Objetificação Feminina – Aprenda a Reconhecê-la Através de 43 Pôsteres de Filmes
Objetificação Masculina NÃO é a Mesma Coisa que Objetificação Feminina. Entenda
Objetificação Feminina: Dos Roteiros e Testes de Elenco às Telas do Cinema
Objetificação e Repressão do Corpo Feminino – Dois Lados da Mesma Moeda

Comentários do Facebook