20 Séries com Protagonismo Feminino que Você Precisa Conhecer (Parte 1)
A exclusão e a estereotipização ainda é a regra para personagens femininas no cinema e na televisão, mas algumas séries desafiam esse padrão.
Quem acompanha os textos do Nó de Oito já está careca de saber: Hollywood é machista pra caramba. E esse machismo se manifesta de várias formas – seja na estereotipização de personagens femininos e masculinos; seja na ausência de mulheres tanto na frente como por trás das câmeras. Agora, embora isso seja verdade tanto nos filmes como nas séries de TV, a realidade para mulheres na televisão é melhor do que no cinema, e está mudando mais rápido também.
De acordo com o Centro de Estudos Femininos em Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, em 2014-15 personagens femininas foram 42% de todos os personagens com falas na televisão aberta americana, e 40% na televisão a cabo e Netflix. Enquanto isso, no cinema, apenas 28% dos personagens com fala foram mulheres nos cem maiores filmes de 2014, e apenas 21% mulheres foram protagonistas.
Por outro lado, no entanto, a televisão continua criando personagens femininas mais novas que seus colegas homens, e continua ignorando personagens não-brancos – 77% das personagens femininas foram brancas. Além disso, por trás das câmeras a participação feminina também é limitada. De acordo com o Directors Guild of America, mulheres dirigiram apenas 16% de todos os episódios produzidos em 2014-15, e apenas 3% foram dirigidos por mulheres de alguma minoria. Ademais, apenas 25% de todos os criadores, diretores, roteiristas, produtores, executivos, editores e diretores de fotografia foram mulheres – incluindo TV aberta, a cabo e Netflix. E isso faz diferença: entre os programas sem nenhuma mulher como produtora executiva, apenas 6% dos roteiristas foram mulheres. Já entre aqueles com pelo menos uma mulher como produtora executiva, esse número salta para 32%.
É difícil, é complicado, mas é cobrando e falando sobre isso que as coisas mudam. Por isso separei algumas produções que trazem mulheres como protagonistas para variar. Vale notar que só porque uma série traz uma mulher como protagonista, isso não significa que ela não seja ou tenha elementos machistas, por isso não esqueça de ligar o raio problematizador antes de assistir, ok? Vamos a elas:
Grace and Frankie
Gênero: Comédia Dramática
Sinopse: Aos setenta anos de idade, Grace e Frankie são obrigadas a lidar com uma situação inesperada: seus respectivos maridos anunciam que estão apaixonados um pelo outro e que planejam se casar. A partir disso, as duas terão que contar uma com a outra.
Texto complementar: Grace e Frankie contra o preconceito de idade (Lugar de Mulher).
Jane The Virgin
Gênero: Comédia
Sinopse: Adaptada da novela venezuelana de sucesso de mesmo nome, a aclamada série Jane the Virgin conta a história de uma jovem mulher devota que descobre que foi inseminada artificialmente por acidente.
Jessica Jones
Gênero: Ação/Drama/Policial
Sinopse: Desde que sua curta jornada como super-heroína terminou em tragédia, Jessica Jones tem reconstruído sua vida pessoal e carreira como uma detetive particular em Hell’s Kitchen. Atormentada por estresse pós-traumático, Jessica é obrigada a enfrentar os seus demônios quando um antigo vilão retorna à sua vida.
Texto complementar: Esqueça os super-heróis: a Marvel fez uma série sobre abuso (Bitch Pop Blog).
Orphan Black
Gênero: Mistério/Ficção Científica
Sinopse: Após presenciar o suicídio de uma desconhecida muito parecida consigo, a protagonista Sarah decide assumir a identidade da morta. No entanto, conforme Sarah vai se adaptando à vida sob um novo nome, vai descobrindo uma complicada conspiração. Agora, ela precisa se proteger enquanto tenta descobrir mais pistas sobre uma trama que coloca sua vida em risco.
Unbreakable Kimmy Schmidt
Gênero: Comédia
Sinopse: Kimmy faz parte de um grupo de quatro mulheres que ficaram presas durante 15 anos em um bunker, enganadas por um fanático religioso que as fez acreditar que o mundo havia acabado e elas eram as últimas representantes de uma população “burra”. Ao ser libertada e ficar famosa, Kimmy resolve morar em Nova York, convencida de que lá ninguém vai reconhecê-la nem tratá-la como vítima.
Texto complementar: Vale a pena assistir “Unbreakable Kimmy Schimdt”? (Delirium Nerd).
Miss Fisher’s Murder Misteries
Gênero: Mistério/Investigação
Sinopse: A série acompanha as aventuras de Phryne Fisher, uma mulher moderna que investiga crimes e soluciona os mistérios de Melbourne durante a década de 1920, período em que as mulheres começaram a ter uma participação maior na sociedade em função da perda de milhares de jovens durante a Primeira Guerra Mundial. A série é baseada em uma série de livros da autora Kerry Greenwood.
Scandal
Gênero: Suspense/Drama
Sinopse: Uma ex-consultora de mídia do presidente dos EUA, Oliva Pope dedica sua vida a proteger e defender as imagens públicas da elite americana. Depois de deixar a Casa Branca, ela abre a Price & Associates, uma firma composta por advogados e investigadores chamados para resolver situações que precisam ficar longe da mídia e da curiosidade do público.
Gilmore Girls
Gênero: Comédia/Família/Drama
Sinopse: Com muito bom humor, Lorelai e sua filha Rory enfrentam os altos e baixos da vida, sejam eles profissionais, familiares ou amorosos.
Texto complementar: Gilmore Girls – Erros, Acertos e Expectativas para o Futuro (Nó de Oito).
How to Get Away with Murder
Gênero: Mistério/Policial/Drama
Sinopse: Um grupo de ambiciosos estudantes de Direito e sua brilhante e misteriosa professora de defesa criminal se veem envolvidos em uma trama de assassinato que vai agitar toda a universidade e mudar o curso de suas vidas.
Texto complementar: Resenha – How to get Away with Murder (Revista Capitolina).
The Fall
Gênero: Suspense/Drama
Sinopse: Um assassino em série aterroriza a região de Belfast. Após vários dias sem conseguir prender o criminoso, as autoridades da Irlanda pedem ajuda à polícia de Londres, que escolhe a detetive Stella Gibson para assumir o comando das investigações. A história é narrada pelo ponto de vista da detetive e do assassino.
Texto complementar: The Fall: uma série policial que foge dos padrões (Delirium Nerd).
The Killing – História de um Assassinato
Gênero: Suspense/Drama/Policial
Sinopse: A detetive dinamarquesa Sarah Lund teria que se mudar para uma nova vida na Suécia, mas não consegue deixar para trás o caso do assassinato brutal de uma jovem garota. Enquanto isso, Troels Hartmann está concorrendo à prefeitura de Copenhagen e pistas sugerem que o assassinato tem relação com o governo da cidade, comprometendo as eleições. Durante 20 episódios que representam 20 dias de investigação, os detetives tentam encontrar o assassino de Nana Birk Larsen, a despeito das profundas consequências pessoais e políticas que deixam pelo caminho.
The Killing
Gênero: Suspense/Drama/Policial
(Versão americana de The Killing – História de um Assassinato).
Sinopse: Situada em Seattle, Washington, a série segue a investigação sobre o assassinato da adolescente Rosie Larsen. A primeira temporada cobre as duas primeiras semanas da investigação e tem três histórias principais: a investigação policial sobre o assassinato de Rosie, as tentativas de sua família de lidar com a dor da perda de Rosie e uma campanha política que se torna envolvida no caso.
Orange is the New Black
Gênero: Comédia/Drama
O passado de Piper Chapman bate à porta. Ela é detida e condenada a cumprir pena numa penitenciária federal. Para pagar por seus crimes, Piper troca uma vida confortável em Nova York pela prisão, onde encontra tensão e companheirismo entre as detentas.
Texto complementar: Orange is The New Black: Quando nem tudo será sobre pessoas brancas? (Brasil Post – contém spoilers)
Buffy, a Caça-Vampiros
Gênero: Ação/Fantasia
Sinopse: Buffy Summers descobriu ainda era uma adolescente que não era uma menina comum. Buffy é uma das escolhidas para lutar contra o mal e tem um destino a cumprir: proteger o mundo de monstros. Assim, depois de ser treinada por seu Guardião, Giles, ela vai alternar sua vida entre matar vampiros e demônios e curtir sua vida em Sunnydale, uma cidade que abriga a Boca do Inferno, de onde saem os piores seres possíveis. Buffy conta ainda com a ajuda de seus amigos Xander e Willow.
Grey’s Anatomy
Gênero: Drama
Durante sua residência em um hospital, Meredith Grey vive paixões e dramas profissionais e pessoais com seus colegas estudantes e médicos.
The Good Wife
Gênero: Drama
Depois que seu marido é preso em um escândalo de corrupção e sexo, Alicia Florrick retoma a sua antiga profissão como advogada para retomar a sua vida, sua reputação e manter seus dois filhos.
Bones
Gênero: Comédia/Drama/Policial
A antropóloga forense Temperance ‘Bones’ Brennan trabalha com o agente Seeley Booth do F.B.I. e sua pouco convencional equipe de cientistas para solucionar alguns dos mais intrigantes e bizarros crimes de todos os tempos. Inspirado nas aventuras da vida real da antropóloga forense e escritora Kathy Reichs, Bones é um drama investigativo, com muita tensão romântica e humor negro.
Top of the Lake
Suspense/Drama/Policial
Sinopse: A detetive Robin Griffin investiga o desaparecimento de uma menina de 12 anos grávida, depois de ela tentar o suicídio em um lago da Nova Zelândia.
Homeland
Gênero: Suspense/Policial
Sinopse: A história apresenta Carrie Mathison, uma agente da CIA que está convencida de que o oficial Nicholas Brody, recém resgatado no Afeganistão, está conectado a um plano dos terroristas para um novo ataque aos EUA, dez anos após o 11 de setembro.
Marcella
Gênero: Drama/Suspense/Policial
Há doze anos, Marcella Summers largou a carreira para se casar com Jason e iniciar uma família. Agora, com o fim de seu casamento e afastada dos filhos, ela retorna ao trabalho no departamento de polícia. Quando um novo assassinato ocorre em sua área, a polícia percebe que ele pode ter alguma conexão com um caso não resolvido investigado por Marcella há quase uma década. Teria o mesmo criminoso voltado a atacar ou alguém estaria copiando seu estilo?
Sua série favorita ficou de fora? Deixe sua sugestão lá nos comentários! 🙂
Leia também 14 Animações com Protagonismo Feminino que Você Precisa Conhecer (Parte 3); e Mulheres em Série – Seriado nos Desafia a Desmistificar a Figura da “Mulher Padrão”.
Lys
July 20, 2016 @ 2:59 am
Nossa, não creio que vocês esqueceram de colocar Desperate Housewives. Excelente série e fala apenas do público feminino.
Lara Vascouto
July 20, 2016 @ 1:12 pm
Obrigada pela sugestão, Lys!
Mônica Maria Bramorski
July 20, 2016 @ 11:33 am
Para a lista ainda temos “Call the Midwife” que é uma série maravilhosa, cheia de protagonistas femininas (aliás, só tem mulherada) , muitoooos momentos de sororidade e empoderamento feminino <3 E também é muito bem produzida. Vale a pena assistir – são 5 temporadas disponíveis no Netflix.
Lara Vascouto
July 20, 2016 @ 1:13 pm
Vou conferir, Monica! Obrigada pela sugestão 🙂
Taís
March 22, 2017 @ 10:58 am
Call the Midwife é maravilhosa mesmo!!! Confira, Lara!!!
Lara Vascouto
March 31, 2017 @ 12:13 pm
Gente, preciso de um dia de 36 horas, como faaaaz??
Giovanna
July 20, 2016 @ 11:53 am
Mano. Cadê Law and order SVU???
Lara Vascouto
July 20, 2016 @ 1:10 pm
Putz, comi bola nessa mesmo! Vai entrar na parte 2 da lista 🙂
Caroline®
July 20, 2016 @ 11:59 am
Só uma correçãozinha muito salutar: não é NO Netflix, é NA Netflix. Sim, ela é uma de nós!
Lara Vascouto
July 20, 2016 @ 1:10 pm
Vixe, achei que era ‘no’! Boa observação!
Paulo
July 22, 2016 @ 11:40 am
Você esqueceu de Once … onde Emma é muito mais importante que qualquer Príncipe.
Christiana
July 23, 2016 @ 1:51 pm
Pretty little liars!
Ellem Steffani
July 24, 2016 @ 5:59 pm
Faltou Law and order SVU… A Olivia é simplesmente maravilhosa…
Liana
August 7, 2016 @ 2:33 pm
Faltou “Dr Foster” série britânica que está entre as melhores opções do netflix. Também faltou “Dead like me”, que é antiga mas é ótima.
Jana
November 23, 2016 @ 11:24 pm
Faltou The Bletchley Circle. Uma ótima série com protagonistas femininas.
Marcella
December 14, 2016 @ 1:26 am
Faltou Outlander!
Aline Alves Silva
December 27, 2016 @ 3:07 am
Bones ♡ *——*
marina gregolin
January 13, 2017 @ 6:28 pm
sex and the city
Renata Santos
February 3, 2017 @ 2:09 pm
Adorei!Mas colocaria também: Um dia de cada vez (Muito amor por essa série!), Sleepe Hollow, The Expanse (Adoro a Naomi Nagata) e Penny Dreadful (amooo!!!). 🙂
Patrícia S
February 8, 2017 @ 2:12 am
Cadê a comédia a Mom??? Cheia de mulheres e mega engraçada
marcela
March 30, 2017 @ 2:22 am
Tem também a série Joana Inês, sobre a história real de uma menina brilhante que acabou tendo que virar freira e se tornou uma das maiores escritoras de língua hispânica, e de quebra namorou a vice-rainha espanhola. Vale a pena conhecer a vida dessa grande mulher, e uma das primeiras feministas!
Lara Vascouto
March 31, 2017 @ 11:41 am
Estou louca pra ver, Marcela!
marcela
March 30, 2017 @ 2:27 am
e Penny Dreadful também não pode faltar! tem grandes personagens femininos com grandes atuações
Nathália Passos
April 10, 2017 @ 6:58 am
Você esqueceu supergirl.
lEMON
May 29, 2017 @ 6:36 pm
Gostaria de pedir que fale da série Homeland, às vezes fico na dúvida se a série retrata uma mulher forte, ou uma figura feminina para agradar aos machistas (como quando ela usa seu poder sexual para recrutar colaboradores), ou pelo fato de ela ser bipolar (incontrolável). Obrigada!
CAROL
February 19, 2018 @ 5:04 pm
AS TELEFONISTAS! UM ÍCONE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA, MUUITO BOA, VALE A INDICAÇÃO TAMBÉM 🙂