Menstruação é Tabu. Mas e se Homens Menstruassem?
Organização britânica WaterAid imagina um mundo em que os homens menstruam e cria paródias de comerciais de absorventes.
Toda mulher sabe – menstruação é tabu. Por mais que ninguém jamais nos tenha dito isso com todas as letras, todas sabemos que essa é uma função corporal que não deve ser alardeada. É por isso que muitas de nós, por exemplo, só descobrimos o que é e o que fazer a respeito dela quando encontramos sangue na calcinha pela primeira vez. E aí já é tarde demais.
É uma coisa sutil, mas muito real. Evitamos até falar a palavra “menstruação”, preferindo usar eufemismos. “Estou naqueles dias”. E a situação fica realmente preta se uma de nós resolve abertamente mostrar a sua menstruação. No começo desse ano, a artista Rupi Kaur teve sua conta deletada do Instagram após postar a foto de uma mulher completamente vestida com as calças sujas de sangue menstrual.
Gengivas sangrando pode, omi sangrando pode, mulher objetificada pode…OPA! QUE ISSO, MENSTRUAÇÃO? SAI DEMÔNIO!
Embora para mim o tabu da menstruação se restrinja a me fazer tirar o absorvente da bolsa apenas quando não tem ninguém olhando, para muitas outras mulheres ele é muito mais danoso do que isso. Em todo o mundo, milhares sofrem discriminação por causa de crenças ridículas que dizem que a menstruação as deixa impuras ou contaminadas. No Nepal, por exemplo, tal crença faz com muitas famílias tranquem as mulheres para fora de casa durante o período menstrual. Já em culturas tradicionais da Nigéria, a menstruação é coisa do demo mesmo, com a crença de que o toque de uma mulher menstruada pode fazer com que o leite talhe, as plantas morram e os espelhos percam o seu brilho.
E isso sem contar os problemas básicos relacionados à higiene. Uma em cada três mulheres no mundo não tem acesso a um banheiro durante o período menstrual e muitas correm sérios riscos ao sair para procurar um lugar seguro para fazer a sua higiene depois do anoitecer. Além disso, em muitos lugares do mundo a falta de instalações sanitárias adequadas nas escolas faz com que milhares de meninas deixem de estudar quando atingem a puberdade.
É tenso. Por esse motivo, a organização britânica WaterAid, que trabalha em 26 países com o objetivo de melhorar o acesso à água e saneamento básico em comunidades carentes, resolveu fazer algo a respeito. Imaginando um universo alternativo muitíssimo diferente do nosso, ela lançou em maio a campanha “Se Homens Menstruassem”, em uma tentativa de nos conscientizar para o fato de que 1,25 bilhões de mulheres em todo o mundo não tem acesso a banheiros durante a menstruação.
Em primeiro lugar, a campanha perguntou a 2000 pessoas como elas achavam que o mundo seria diferente se homens menstruassem. Entre muitos resultados divertidos, a maioria dos entrevistados disse acreditar que o mundo dos esportes mudaria, com comentaristas discutindo abertamente os ciclos menstruais dos atletas; técnicos coordenando ciclos menstruais dos jogadores; com o banimento de trajes esportivos na cor branca; e com absorventes desenvolvidos especialmente para atletas. Além disso, muitos disseram também que a menstruação seriam um sinal de virilidade e os homens se gabariam de suas menstruações e se congratulariam uns aos outros a cada mês por superar “mais uma batalha contra a natureza” (com a hashtag #estoumenstruado bombando constantemente no Twitter).
Brincadeiras à parte, a pesquisa também mostrou que o tabu em torno da menstruação é bem real mesmo em países como a Inglaterra, com 83% das mulheres entrevistadas afirmando que esse estigma tem que ser superado e metade delas concordando que o governo, escolas e profissionais de saúde têm que combatê-lo ativamente. Para se ter uma ideia, 78% dos entrevistados acreditam que se homens menstruassem haveriam menos mitos em torno da menstruação.
Na segunda parte da campanha, a WaterAid aproveitou os dados da pesquisa e criou paródias de comerciais de absorventes imaginando como seriam essas propagandas se homens menstruassem. Veja o resultado hilário abaixo:
Legendado por Nó de Oito. Veja o vídeo no YouTube, sem legendas.
A campanha lançou online, também, uma petição, que foi assinada por mais de 115 mil pessoas e enviada ao governo britânico. O objetivo era fazer com que levar água limpa e saneamento básico para todos até 2030 se tornasse uma das metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Felizmente, as metas foram lançadas recentemente e a questão da água foi inclusa. De acordo com a WaterAid, esse pode ser o primeiro passo para garantir a milhares de pessoas a oportunidade de uma vida mais feliz e saudável. Mais do que isso, pode garantir a meninas e mulheres em todo o mundo uma vida mais digna e mais segura.
Saiba mais sobre a campanha.