#LeiaMulheres – 5 Livros Escritos por Mulheres para Ler em Abril/2018

Todo começo de mês o Nó de Oito solta cinco sugestões de livros escritos por mulheres para a leitura no mês em questão.

Ilustração da personagem Mathilda, rodeada de livros.

Inspirada pelo projeto Leia Mulheres, que tem o objetivo de incentivar a leitura de obras assinadas por mulheres, todo começo de mês o Nó de Oito solta uma lista com cinco livros escritos por mulheres como sugestão de leitura para o mês em questão. Lembrando que comprando através dos links abaixo você ajuda o Nó de Oito a crescer! 🙂 

Eis nossas recomendações para Abril de 2018:

A Chave de Casa

Capa do livro A Chave de Casa

Autora: Tatiane Salem Levy

Sinopse: Em seu premiado romance de estreia, Tatiana Salem Levy apresenta os traços estilísticos e a originalidade literária que a consagraram como uma das mais promissoras escritoras da literatura brasileira contemporânea. A personagem-narradora, neta de judeus turcos, recebe do avô a chave da antiga casa da família que foi deixada para trás em Esmirna, Turquia. A busca pelas raízes e pela herança familiar se desenrola no limiar entre realidade e ficção. O intenso fluxo de memórias é condensado para se transformar em uma narrativa composta por diversas vozes que se complementam. A chave de casa é uma obra que evoca a memória e os sentidos ao abordar o exílio, a dor da morte, a paixão e, sobretudo, o lugar do escritor perante a complexidade do real.

A Cor da Ternura

Capa do Livro A Cor da Ternura

Autora: Geni Guimarães

Sinopse: Ser pobre e negra trouxe para Geni muitos conflitos interiores. Já adulta, continuou enfrentando barreiras impostas pela sua cor. Para vencê-las, traçou uma meta de vida, lutou e continua lutando com armas poderosas que adquiriu durante sua vida: amor, carinho, afeto… O mundo seria melhor se os homens deixassem, assim como Geni, que essas poderosas armas brotassem em seus corações?

Pó de Parede

Capa do livro Pó de Parede

Autora: Carol Bensimon

Sinopse: De volta à casa modernista onde cresceu, Alice revive a tragédia que marcou sua adolescência. Em uma pequena cidade, o início de uma misteriosa construção modifica a rotina das irmãs Lina e Titi. Clara, aspirante a escritora, emprega-se em um hotel da serra e transforma-se no Capitão Capivara. Nas três histórias de Pó de parede, as personagem encaram com sarcasmo e delicadeza as suas desilusões, revelando o lado melancólico da juventude.

Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis

Capa do livro Heroínas Negras Brasileiras

Autora: Jarid Arraes

Sinopse: Desde 2012, a autora Jarid Arraes tem se dedicado a desvendar a história das mulheres negras que fizeram a História do Brasil. E não bastava conhecer essas histórias, era preciso torná-las acessíveis e fazer com que suas vozes fossem ouvidas. Para isso, Jarid usou a linguagem poética tipicamente brasileira da literatura de cordel. E vendeu milhares de seus cordéis pelo Brasil, alertando para a importância da multiplicidade de vozes e oferecendo exemplos de diversidade para as mulheres atuais. Neste livro, foram reunidas 15 dessas histórias, que ganharam uma nova versão da autora e a beleza das ilustrações de Gabriela Pires, e um prefácio da pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus. Conheça a história de: Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Ma ria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba.

Os Malaquias

Capa do livro Os Malaquias

Autora: Andrea Del Fuego

Sinopse: No intrincado novelo de histórias que constituiu o presente romance, cada personagem é uma pessoa. As páginas que acompanham os Malaquias, que os fazem nascer, viver e morrer, são feitas de assuntos infinitos como terra e céu.


Confira todas as nossas indicações do #LeiaMulheres em um só post.

Comentários do Facebook