5 Filmes sobre Mulheres Reais Envolvidas com Sustentabilidade e Proteção Ambiental

Para celebrar a Hora do Planeta, separamos cinco filmes e documentários que trazem mulheres engajadas na preservação do meio ambiente.

No sábado, dia 25 de Março, acontece a Hora do Planeta, um evento mundial em que todos apagam as luzes por uma hora para contribuir para a conscientização sobre as mudanças climáticas. A iniciativa é um ato simbólico para induzir a reflexão sobre o momento decisivo que vivemos, e acontece desde 2007. Pensando nisso, separamos cinco filmes e documentários que trazem mulheres engajadas nessa luta pelo nosso futuro. Confira:

Mission Blue

hora do planeta

Sinopse: Mission Blue é um documentário original da Netflix sobre a lendária oceanógrafa, bióloga marinha, ambientalista e exploradora Sylvia Earle, e sua campanha para criar uma rede global de santuários marinhos protegidos.

Nas Montanhas dos Gorilas 

Sinopse: Estrelado por Sigourney Weaver, o filme conta a história verídica da zoóloga e antropóloga americana Dian Fossey, que em 1967 viajou para Ruanda, na África, onde abriu o centro de Pesquisa Karisoke para estudo de gorilas. Após anos de observação, os gorilas passaram a confiar nela, e Fossey descobriu que podia sentar-se no meio de um grupo e até mesmo brincar com os jovens. Mais tarde, motivada pela violência da caça indiscriminada que ameaçava os animais de extinção, Fossey dedicou boa parte de sua vida à preservação dos gorilas das montanhas.

Jane’s Journey 

Sinopse: Jane’s Journey é um documentário  que acompanha a jornada da Dra. Jane Goodall, que depois de atuar por mais de 20 anos como primatologista na África passou a correr o mundo como ativista pelo meio ambiente e Mensageira da Paz das Nações Unidas.

A Farm for the Future (2009)

hora do planeta

Sinopse: Com seu pai perto da aposentadoria, a realizadora de filmes de vida selvagem Rebecca Hosking retorna à fazenda de sua família em Devon, para se tornar a próxima geração a cultivar a terra. Mas os aumentos de preços dos combustíveis foram um alerta para Rebecca. Percebendo que toda a produção de alimentos no Reino Unido é completamente dependente de combustíveis fósseis abundantes e baratos, especialmente petróleo, ela se propõe a descobrir o quão segura esta fonte de petróleo é. Alarmada com as respostas, ela explora formas de agricultura sem o uso de combustíveis fósseis. Com a ajuda de agricultores e produtores pioneiros, Rebecca descobre que na verdade é a natureza que tem a chave para a futura agricultura de baixa energia.”

The Tipping Points

hora do planeta

Sinopse: The Tipping Points é uma série documental apresentada pelo exploradora e jornalista climática Bernice Notenboom, a primeira mulher a atingir os pólos frios, norte e sul (na Sibéria) e a atravessar a calota de gelo na Groelândia de ski em um ano. No programa, ela parte para lugares remotos em todo o planeta para se encontrar com cientistas envolvidos com pesquisa climática para tentar entender como o clima está mudando e quanto tempo temos para fazer mudanças significativas antes de atingirmos o tipping point – um ponto sem volta, quando nosso sistema climático se alterará irreversivelmente.  


A Hora do Planeta acontece nesse sábado, dia 25 de março, das 20h30 às 21h30. Além de apagar as luzes, você também pode participar se cadastrando no site (para ser avisado de lembrar de apagar as luzes) ou participando de atividades, como desafios ou vídeo-depoimentos. Para saber mais, visite: www.horadoplaneta.org.br


Veja também 37+ Filmes e Documentários sobre Mulheres Reais que Marcaram a História.