10 Livros de Fantasia e Ficção Científica com Protagonismo Feminino

Selecionamos algumas obras de fantasia e ficção científica com protagonismo feminino para equilibrar a sua coleção.

fantasia

Já faz um tempinho, escrevi um texto aqui no Nó de Oito sobre como a trilogia de Fronteiras do Universo foi um marco na literatura fantástica por contrariar todos os estereótipos mais batidos do gênero. Isso porque a obra traz uma heroína como sua protagonista, algo muito difícil de encontrar na fantasia e, curiosamente, também na ficção científica (é sempre fascinante para mim como mesmo em mundos futurísticos ou até outros planetas, muitos autores reproduzem os mesmos estereótipos de gênero da nossa realidade).

Bem, encorajada por uma de nossas leitoras (obrigada, Marina!), resolvi montar uma listinha com algumas obras da fantasia e da ficção científica que trazem personagens femininas em papéis de protagonismo, para variar. Começando, é claro, por…

*Lembrando que comprando pelos links no post, você ajuda o Nó de Oito a crescer!

Trilogia Fronteiras do Universo (Philip Pullman)

Sinopse: Como eu já disse, já falamos sobre essa trilogia antes aqui no Nó de Oito e nunca vamos parar de falar, porque é maravilhosa. O primeiro livro nos traz a protagonista Lyra Belacqua que, junto com o seu daemon Pantalaimon, vive feliz entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em uma Oxford similar, mas também fundamentalmente diferente da do nosso mundo. Tudo muda, no entanto, quando rumores sobre sequestradores de crianças invadem a cidade. Quando seu melhor amigo desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios que encontra durante a viagem.

Fronteiras do Universo é um marco da literatura fantástica e merece ser lida ainda por muitas gerações de adultos e crianças.

Onde comprar: Amazon

Uma Dobra no Tempo (Madeleine L’Engle)

Sinopse: Os Murry vivem a cerca de oito quilômetros da aldeia, isolados em uma rua afastada. A geniosa Meg – a menina azarada e considerada má aluna na escola – e o pequeno Charles Wallace, rotulado como o ‘irmão bebê idiota’, compartilham entre si o peso de serem crianças com um nível de intelectualidade acima do comum. Dennys e Sandy, seus irmãos gêmeos, não são nem ruins, nem excelentes no colégio, mas são fortes, bons corredores e se saem bem nos jogos.

Em um ambiente de cumplicidade, os irmãos e a mãe, uma bela cientista, convivem bem, apesar das diferenças. Mas carregam um vazio dentro de casa. O sr. Murry era um físico famoso e, desde que partiu para uma missão confidencial – e perigosa – do governo, não tiveram mais notícias dele. A vizinhança, curiosa, especula a respeito. Quando, numa noite chuvosa, uma estranha figura aparece rondando a casa dos Murry, eles mal podem imaginar que ela e suas companheiras se revelarão como peças-chave para desvendar tudo o que estava acontecendo com o pai. E também para salvá-lo.

Vencedor da Newbery Medal, o livro é o primeiro de um quinteto e está sendo adaptado para o cinema por ninguém menos que Ava DuVernay, com Oprah Winfrey, Mindy Kalling, Storm Reid e Reese Witherspoon no elenco.

Onde comprar: Nova edição na Amazon!

Enraizados (Naomi Novik)

Sinopse: Autora da aclamada série Temeraire, Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado em Enraizados, com raízes fincadas no folclore eslavo. Indicado ao Hugo e vencedor do Nebula, entre outros prêmios literários, o livro apresenta Agnieszka e Kasia, melhores amigas que levam uma vida tranquila no vale. Mas essa tranquilidade cobra seu preço, pois às margens do vilarejo onde moram fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno desconhecido. Para impedir que ele avance para além das fronteiras da Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai escolher.

Onde comprar: Amazon

Kindred (Octavia Butler)

Sinopse: Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

Onde comprar: A obra já está disponível em pré-venda na Amazon (selecionar Capa Dura ou Capa Comum), com lançamento previsto para 07 de outubro! Será a primeira vez que uma obra da aclamada escritora norte-americana de ficção científica Octavia Butler (1947-2006) será publicada no país.

Aniquilação (Jeff Vandermeer)

Sinopse: A Área X está isolada do restante do mundo há décadas, e a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Uma primeira expedição de reconhecimento voltou de lá relatando uma terra intocada, um paraíso edênico; a segunda terminou em suicídio em massa; a terceira, em um tiroteio dentro do próprio grupo. Até que os membros da décima primeira expedição retornaram como meras sombras do que eram antes e, após algumas semanas, morreram de câncer.

Em Aniquilação, primeiro volume da trilogia Comando Sul, o leitor se junta à décima segunda expedição, com um novo grupo formado por quatro mulheres: uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga — líder da missão — e uma bióloga, a narradora do livro. Seus objetivos são mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. As mulheres atravessam a fronteira esperando o inesperado… e é exatamente isso o que encontram. Mas o que de fato vai definir os rumos da expedição não é o que está lá, e sim o que elas trazem consigo desde o outro lado da fronteira e os segredos que guardam umas das outras.

Onde comprar: Amazon

O Conto da Aia (Margaret Atwood)

Sinopse: A história de ‘O conto da aia’ se passa num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros, filmes, e as universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América. As mulheres de Gilead não têm direitos e são divididas em categorias, cada qual com uma função muito específica – há as esposas, as marthas, as salvadoras etc. Com uma epidemia de infertilidade em todo o país, à pobre Offred coube a categoria de aia, o que significa pertencer ao governo e existir unicamente para procriar.

Em o Conto da Aia, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos. O livro foi adaptado em série esse ano, que ganhou o prêmio de melhor série dramática no Emmy 2017.

Onde comprar: Amazon

A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil (Becky Chambers)

Sinopse: O livro de Becky Chambers é um marco recente no universo da ficção científica. Lançado originalmente através de financiamento coletivo pela plataforma Kickstarter, ele conquistou a crítica especializada e os ainda mais exigentes fãs do gênero, sendo indicado para prêmios respeitados, como o Arthur C. Clarke Award e o Hugo Award.

Um dos motivos do sucesso de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil é a abordagem da história. Elementos essenciais em qualquer narrativa sci-fi estão muito bem representados, como a precisão científica e suas possíveis implicações políticas. O gatilho principal é a construção de um túnel espacial que permitirá ao pequeno planeta do título participar de uma aliança galáctica.

Mas o que realmente torna único e divertido esse romance on the road futurístico são seus personagens. Instigantes, complexos, tridimensionais. A autora optou por contar a história de gente como a gente — ainda que nem todos sejam terráqueos, ou mesmo humanos. A tripulação da nave espacial Andarilha é composta por indivíduos de planetas, espécies e gêneros diferentes, incluindo uma piloto reptiliana, uma estagiária nascida nas colônias de Marte e um médico de gênero fluido, que transita entre o masculino e o feminino ao longo da vida. Temas como amizade, racismo, poliamor, força feminina e novos conceitos de família fazem parte do universo do livro, assim como do nosso mundo.

Onde comprar: Amazon

Outlander. A Viajante do Tempo (Diana Gabaldon)

Sinopse: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.

Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro das Terras Altas, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo pelo escocês. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Onde comprar: Amazon

Saga (Brian K. Vaughan e Fiona Staples)

Sinopse: ‘Saga” é uma história em quadrinhos no melhor estilo space opera e com um toque de fantasia criada e escrita por Brian K. Vaughan e ilustrada por Fiona Staples. Publicada originalmente como uma revista mensal pela Image Comics, a série é fortemente influenciada por Star Wars, Flash Gordon e em ideias concebidas pelo próprio Vaughan quando ainda era criança (o autor revelou que a base da história foi criada durante as aulas de Matemática, que ele odiava!). Frequentemente descrita pela crítica especializada como um “encontro entre Star Wars e A Guerra dos Tronos”, ”Saga” nos conta a história de Alana e Marko, dois soldados em lados opostos numa longa e devastadora guerra intergaláctica que se apaixonam e lutam para garantir que Hazel, sua filha recém-nascida, continue viva. Mas é claro que isso não será nada fácil.

Onde comprar: Amazon

Trilogia Jogos Vorazes (Suzanne Collins)

Sinopse: É quase impossível que você não conheça essa história – pelo menos a sua versão cinematográfica. A obra que inspirou uma das franquias de filmes mais bem-sucedidas do cinema, Jogos Vorazes se passa em uma nação chamada Panem fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, Panem é comandada com mão de ferro pela Capital sede do governo, que demonstra seu poder sobre o resto do carente país com os chamados ‘Jogos Vorazes’: uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss Everdeen se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença terá fama e fortuna. Se perder morre. Mas para ganhar a competição será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos ‘Jogos Vorazes’?

Onde comprar: Amazon


Leia também Fronteiras do Universo – O Triunfo das Personagens Femininas na Fantasia.

Comentários do Facebook