8 Clipes Musicais com Protagonismo Lésbico que Você Precisa Conhecer

Que tenhamos cada vez mais representatividade lésbica no entretenimento, no esporte e em todas as esferas possíveis. Porque nós, lésbicas, existimos e resistimos em todas elas.

lésbico

Como lésbica, me acostumei a viver em um mundo onde raríssimas vezes me via representada em filmes, séries ou músicas. As personagens lésbicas são escassas e, salvo um punhado de exceções, bastante estereotipadas. Na música, poucas artistas saem do armário ou fazem músicas que expressem abertamente o interesse afetivo por uma mulher. Por isso, passei a vida mudando o pronome das músicas cantadas por mulheres (mesmo que apenas na minha cabeça) por buscar algum tipo de identificação.

Hoje, já bastante segura e aberta em relação à minha própria sexualidade, chego a me esquecer como foi difícil crescer sem nunca me ver representada na esfera do entretenimento (assim como em tantas outras). Sentia-me invisível, como se a minha existência, de mulher que amava outras mulheres, não fosse real ou possível.

Acredito que a representatividade lésbica seja essencial justamente por isso. Para que aquela garota que acha que não existe ninguém como ela e, por isso, sente que nunca viverá uma vida normal, veja que há sim lugar para ela no mundo.

Pensando nisso, separei oito vídeos bacanas com protagonismo lésbico. Alguns são propostos por artistas que se relacionam abertamente com mulheres, outros apenas abordam o tema. Ainda é muito pouco, mas estamos caminhando.

Espero que gostem e que tenhamos cada vez mais representatividade lésbica no entretenimento, no esporte e em todas as esferas possíveis. Porque nós, lésbicas, existimos e resistimos em todas elas.

Mary Lambert – She Keeps Me Warm

HONNE – Warm On A Cold Night

Jen Foster – “SHE” – SHE4ME: Love is Love Marriage Equality PSA

SOKO – “We Might Be Dead By Tomorrow”

Zolita – Explosion

SOKO :: First Love Never Die

Otto – Saudade

Hayley Kiyoko – Girls Like Girls

Leia também O L em LGBT e confira abaixo outros textos relacionados.