Pasme! O Dia da Mulher Não é Sobre Flores e Beleza Feminina

Por incrível que pareça, o Dia da Mulher não é sobre flores e como mulheres perfumam e embelezam o mundo. Quem diria!

Dia Internacional da Mulher: aquele dia do ano em que o mundo tenta comprar o silêncio de mulheres com flores, cartões e, se tiverem sorte, um chocolatinho ou outro.

É o dia em que os homens são lembrados que devem apreciar as mulheres, porque elas são…er…cheirosas?

dia da mulher

E mulheres são lembradas que elas são importantes, sim, porque…er…deixam o mundo mais bonito. Né?

dia da mulher

E MÁGICAS! Isso. Mulheres são mágicas também.

dia da mulher

Ah! E não esqueça da incrível habilidade feminina em ser dona de casa, hein! Não tem nada a ver com o fato de homens se recusarem a fazer trabalho doméstico. Não, gente! Tem a ver com HABILIDADE! Quem diria.

dia da mulher

Mas olha, voltando para aquela história de embelezar o mundo…é pra deixar o mundo mais bonito mesmo, tá? Então toma aqui, uma aula de maquiagem de presente para o seu dia.

dia da mulher

E não esquece de ficar cheirosa também.

dia da mulher

Além disso, por hoje vamos te ajudar com uma makeover super bacana, pra você entender bem as regras para os outros dias do ano. Mas depois você se vira, tá? Ah, e tem que ficar bonita padrão europeu; isto é, pele clara/cabelo liso, senão não conta!

dia da mulher

E que tal uma palestra com um nutricionista e uma ótima oportunidade para gastar dinheiro em tranqueiras que você não precisa??

dia da mulher

Enfim.

dia da mulher

Por muito tempo, estereótipos de gênero é o que as mulheres recebem no Dia Internacional da Mulher. Ao invés de ser celebrado como um dia dedicado à reivindicação dos nossos direitos, somos soterradas com maquiagem, perfume e aquele velho discurso de que o que temos de melhor a oferecer é beleza, sensibilidade, delicadeza e amor incondicional. Todas qualidades que não têm serventia nenhuma na luta contra a desigualdade de gênero, diga-se de passagem. Como bem disse Daniela Lima, no excelente texto postado ontem sobre a data:

“O capitalismo não age sobre os movimentos emancipatórios unicamente com a intenção de eliminá-los: pretende sempre incorporá-los, esvaziá-los de significado e potência revolucionária para transformá-los em produto.”

Não vamos mais deixar que isso aconteça. O dia de hoje não deve ser usado para reforçar estereótipos de gênero que nos aprisionam e restringem nossas liberdades e oportunidades, mas sim para celebrar mulheres que fizeram (e fazem) a diferença:

dia da mulher dia da mulher dia da mulherArte incrível da incrível mulher Raquel Vitorelo. Confira mais em sua página do Facebook. 

 

…E lembrar também que mulheres podem ser e fazer o que quiserem – e que todas merecem respeito…

dia da mulher
giphy (6)

dia de mulher

 

…Relembrar nossas conquistas (e o quão recentes são muitas delas)…

dia da mulher

…E fazer um balanço de tudo o que ainda precisamos enfrentar.

dia da mulher

dia da mulher

dia da mulher

dia da mulher

dia da mulher

dia da mulher

 

A luta ainda está longe de acabar. E não são flores que vão nos ajudar a chegar lá. 

Leia também Como Seria se as Manchetes de Portal Tratassem Mulheres como Gente; e O que Acontece quando Mulheres se Recusam a Servir de Enfeite.

Comentários do Facebook