Plante uma Árvore – Campanha conclui 5ª Fase de Plantio na Serra do Gandarela em MG

Idealizada pela floricultura Ikebana Flores, a campanha visa a proteção da região da Serra do Gandarela, ameaçada por atividades de mineração. 

plantio

Situada entre a Serra da Caraça e a Serra da Piedade, a 40km de Belo Horizonte, a Serra do Gandarela é alvo constante de preocupações de ambientalistas. Uma porque ela abriga uma biodiversidade invejável: não só ela guarda a segunda maior área contínua de Mata Atlântica preservada de Minas Gerais, como também abriga 40% das cangas sobre campos rupestres ainda preservadas, com muitas espécies endêmicas únicas da região e mais de 100 cavernas registradas. E outra, porque, infelizmente, a região está localizada no Quadrilátero Ferrífero, o que a torna alvo constante de atividades de mineração. Em 2014, após muita negociação, o governo federal cedeu a pressões da sociedade civil para demarcação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, deixando de fora, infelizmente, sete mil hectares para o projeto de mineração Apolo, da Vale, o que pode comprometer importantes mananciais da região.

Em uma tentativa de preservação da Serra do Gandarela, a floricultura Ikebana Flores, de Belo Horizonte, em parceria com Thais Alessandra do Coletivo Cirandar, promovem, desde 2012, a campanha Plante uma Árvore, doando mudas nativas e executando ações de plantio na região. Com o apoio de mais de 300 parceiros (grupo integrado com orgulho pelo Nó de Oito), a campanha realizou em 14 de novembro de 2015 a 5ª fase de plantio, com 230 mudas nativas do cerrado plantadas em um dos biomas característicos dessa região de transição de Mata Atlântica e cerrado, na cachoeira do Viana em Rio Acima. Além do plantio, a equipe de 30 voluntários ainda realizou uma ação de limpeza na região e levou embora cerca de 5 sacos de lixo grande. Confira abaixo fotos do plantio:

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

plantio

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvore

árvoreMuda plantada em nome do Nó de Oito. <3

 

Veja mais fotos de plantios passados. 

Comentários do Facebook