Campanha #SouMulherEPosso – Participe!

Ação online incentiva as mulheres a refletir sobre empoderamento feminino, seus direitos e sua participação na sociedade e na política.

#soumulhereposso

Organizada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, acontece entre os dias 10 e 13 de maio a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, com o tema Mais Direitos, Mais Participação e Mais Poder para as mulheres.

Apesar de não existirem dispositivos que ativamente impeçam mulheres de exercer os seus direitos e se candidatar ou assumir cargos públicos, poucas conseguem chegar ao poder. Elas compõem 51,4% da população brasileira, mas apenas 10% dos deputados e 13% dos senadores são mulheres. Os motivos para isso são vários, desde a um histórico recente de exclusão das mulheres da política, até o ultraconservadorismo da sociedade brasileira, que ainda questiona a capacidade feminina e cobra exclusivamente das mulheres a manutenção do cotidiano – isto é, a responsabilidade máxima pelos filhos e pela família, assim como pelo serviço doméstico. Isso restringe enormemente as suas possibilidades, na medida em que elas não tem o tempo necessário para o ingresso na política e nem a tranquilidade de saber que, se por acaso se elegerem, seus parceiros assumirão essas responsabilidades.

Tal situação é grave por vários motivos. Em primeiro lugar, a falta de representação feminina em espaços de tomada de decisão se reflete diretamente na ausência de políticas públicas para as mulheres. Como gênero igualmente populoso, nós temos o direito de termos representantes que entendam (na pele) nossas necessidades, prioridades e vivências específicas dentro da sociedade. Além disso, do ponto de vista da estabilidade social e democrática, é fundamental que os espaços de tomada de decisão sejam compostos por pessoas com diferentes perspectivas sociais. 

Com tudo isso em mente, a 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres lançou online a campanha #SouMulherEPosso, para incentivar as mulheres a refletir sobre empoderamento feminino, seus direitos e sua participação na sociedade e na política.

#soumulhereposso

Para participar, grave um vídeo com a sua declaração de mulher que pode. Repita e complete a frase “Sou mulher e posso…” e poste nas suas redes sociais com a hashtag #SouMulherEPosso. Os vídeos postados serão compartilhados pelos perfis da 4ª CNPM e os melhores serão transmitidos durante a etapa nacional da Conferência, que será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 10 a 13 de maio, em Brasília.

A 4ª CNPM é realizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).

Dicas para gravar o seu vídeo:

– Grave com o celular na horizontal.

– Repita e complete a frase “Sou Mulher e Posso…”.  Máximo de um minuto.

– Divulgue o seu vídeo nas redes sociais, usando a hashtag #SouMulherEPosso.

Links úteis para acompanhar a conferência:

Site – www.spm.gov.br/4cnpm

Facebook – https://www.facebook.com/4CNPM/

Twitter – https://twitter.com/4cnpm

YouTube – https://www.youtube.com/channel/UCq8WsnnF9g8q-IQ7_2AJMTg 

Flickr – https://www.flickr.com/photos/4cnpm/albums

 

Leia também Mulheres no Poder – Por que Isso Importa; e Mulheres no Poder II – Por que elas não estão lá

Comentários do Facebook