Moda Inclusiva – A Agência Brasileira que só Trabalha com Modelos com Deficiência

A agência Kica de Castro, tocada e concebida pela fotógrafa de mesmo nome, conta com cerca de 80 profissionais entre 4 e 60 anos, todos com algum tipo de deficiência.

deficiência

Resgatar autoestima, aumentar a representatividade de pessoas com deficiência na mídia, combater preconceitos. Esses são os principais objetivos da fotógrafa brasileira Kica de Castro, que em 2007 inaugurou a agência de modelos de mesmo nome que abriu o mercado publicitário brasileiro para modelos com deficiência.

A ideia da agência surgiu em 2005, quando Kica de Castro era chefe de fotografia em um centro de reabilitação para pessoas com deficiência física. Transformando as frias sessões de fotos científicas em verdadeiros books de moda, a fotógrafa foi percebendo aos poucos o efeito que essas fotografias tinham na autoestima dos pacientes. Muitos, inclusive, manifestavam a vontade de seguir carreira como modelos, mas logo desanimavam quando se deparavam com o preconceito das agências convencionais e os rígidos padrões do mercado.

deficiênciaTécnico de photoshop: provavelmente o profissional mais requisitado do mundo da moda.

 

Incomodada com a falta de oportunidades para pessoas com deficiência no Brasil, Kica resolveu estudar outros mercados e descobriu que países como Alemanha, Inglaterra e França estão muito mais avançados do que nós na inclusão de pessoas com deficiência na moda. Foi então que ela percebeu todo o potencial da moda inclusiva e resolveu abrir sua própria agência.

Hoje, 100% do casting da agência é formado por pessoas com algum tipo de deficiência, que atuam como modelos fotográficos, modelos de passarelas e outras áreas artísticas. Assim como em qualquer outra agência, o candidato é avaliado e precisa cumprir certos requisitos. Com oitenta profissionais agenciados e um trabalho cada vez mais reconhecido, Kica de Castro vai aos poucos fazendo com que a moda inclusiva se torne uma realidade no Brasil.

Confira algumas fotos da agência:

Capturar

caol

beleza_sem_preconceitos_1__2013-09-20125402

amputada

299972-400x600-1

deficiência

 

Confira também o projeto fotográfico que retrata a beleza das crianças transgênero; e as fotos que mostram que meninas fortes também são belas. 

Comentários do Facebook