5 Cenas Marcantes Protagonizadas por Mulheres no Cinema

São poucos os filmes recheados de personagens femininas interessantes, mas há esperança. 

cenas

Mulheres protagonistas são uma raridade em Hollywood. De 2007 a 2014, por exemplo, mulheres representaram apenas 30.2% dos personagens com fala e/ou nome nos 700 filmes de maior bilheteria do período, de acordo com pesquisa da Universidade da California do Sul. E para piorar, parte dessas personagens femininas foram retratadas de forma hipersexualizada.

cenas

Mais difícil ainda do que encontrar mulheres protagonistas é encontrar mais de uma personagem feminina significativa em um filme de grande bilheteria. Normalmente temos vários personagens homens diversos e incríveis, acompanhados por uma única personagem feminina que, como se não bastasse, costuma ser o interesse amoroso de um dos mocinhos.

cenasÉ o chamado princípio smurfette. 

 

Mas há alguma esperança. Filmes recheados de personagens femininas interessantes podem ser poucos, mas existem. E para encher nosso coraçãozinho de esperança nessa sexta-feira, separei cinco belas cenas entre mulheres que provam que Hollywood até sabe não ser tão machista, mas opta por continuar sendo. Cenas como…

*ATENÇÃO: somente o último vídeo contém spoilers. 

Blues da Celie –  A Cor Púrpura

Se você ainda não viu A Cor Púrpura, assista imediatamente. Baseado no romance de Alice Walker, esta é uma verdadeira história de superação, repleta de amor entre personagens femininas maravilhosas e diversas. Na cena abaixo, Shug canta para Celie um verdadeiro hino de amor entre mulheres.

Encantadora de Abelhas – Tomates Verdes Fritos

Tomates Verdes Fritos é outro clássico cheio de mulheres que se amam e se apoiam do começo ao fim, com destaque para a história de amor, parceria e amizade entre Idgie e Ruth. A cena abaixo, na minha opinião, é uma das cenas mais marcantes do cinema: quando Idgie se revela uma encantadora de abelhas.

Meninas podem ser o que quiserem – Agora e Sempre

Agora e Sempre é um clássico da minha pré-adolescência, e provavelmente da sua também se você estiver perto de completar 30 anos. Uma história de amizade incondicional entre quatro mulheres, da infância até a vida adulta. A cena abaixo é a única da lista que envolve meninos também, mas é por um bom motivo. 🙂

Escapando pelos dedos – Mamma Mia 

Eu já falei do meu entusiasmo por Mamma Mia em outro texto, mas não pude deixar de incluir essa cena entre mãe e filha nessa lista. O destaque vai para o fim da cena, quando Sophie – que passa o filme querendo que um dos seus prováveis pais a leve no altar – pede para a mãe levá-la. [CADÊ MEU LENÇO]

Escolhi Vida – As Horas [spoiler]

As Horas é um filme sobre três mulheres, cada uma em uma época diferente, cujas vidas se entrelaçam. Na marcante cena abaixo, vemos Laura contando a Clarissa por que ela teve que fazer o que fez.  

 

Leia também 3 Filmes Despretensiosos que Desafiam Estereótipos Femininos em Hollywood; e Personagens Femininas em Harry Potter – Um Adeus aos Estereótipos.

Comentários do Facebook